As Possibilidades Mediadoras da Arte: Um Estudo de Caso Sobre Experiência Artística e Participação Teatral de Pessoas com Deficiência Visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rlec.4465

Palavras-chave:

mediação cultural, prática artística, deficiência, participação cultural

Resumo

Este artigo tem por base a experiência de implementação de um projeto de inclusão pela arte — A Meu Ver — por uma estrutura artística profissional da área do teatro da cidade de Coimbra: O Teatrão. Trata-se de um projeto de formação e prática teatral de pessoas cegas ou com baixa visão, com uma duração de três anos, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação La Caixa, no âmbito do programa Partis & Art for Change. Este projeto agrega uma vertente de formação a uma vertente de intervenção no espaço cultural da cidade de Coimbra. O objetivo foi analisar e reequacionar os possíveis papéis da educação artística na mediação cultural, entendida como modelo de intervenção, entre a entidade O Teatrão e um grupo de pessoas com deficiência, tradicionalmente mais afastadas dos circuitos artísticos. A presente investigação privilegiou uma abordagem qualitativa, realizando um estudo de caso, de carácter exploratório, que decorreu entre outubro de 2021 e agosto de 2022. Os dados aqui reportados foram coletados através de quatro técnicas de recolha de dados: observação participante, inquérito por questionário, entrevistas semiestruturadas e grupo focal. Ao visibilizar a importância da experiência de criação artística na recomposição identitária das pessoas com deficiência, o projeto estimula a desconstrução de conceções da deficiência alicerçadas no modelo individual e fomenta uma conceção social da deficiência. O A Meu Ver, ao juntar pessoas com deficiência visual e profissionais do Teatrão, demonstra que os problemas das pessoas com deficiência não derivam das suas incapacidades, mas sim das formas de organização social e da cultura dominantes. Esta desconstrução permitiu-nos analisar os impactos individuais do projeto para os seus participantes diretos e evidenciar formatos de mediação cultural possíveis para o desenvolvimento de projetos com esta abordagem no setor cultural.

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Biografias Autor

Fernando Fontes, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal

Fernando Fontes é sociólogo — doutorado em Sociologia e Política Social, especialização em estudos da deficiência, Universidade de Leeds, Reino Unido (2011) e mestre em Sociologia e Política Social, Universidade de Coimbra, Portugal (2006). É investigador auxiliar do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É autor e coautor de várias publicações nas áreas da sociologia, políticas sociais e estudos interdisciplinares, sobre questões de políticas de deficiência, violência e deficiência, inclusão e direitos de cidadania das pessoas com deficiência em Portugal, movimentos sociais, sexualidade e relações de intimidade, cidadania das pessoas com deficiência em Portugal.

Cláudia Carvalho, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal

Cláudia Monteiro Pato de Carvalho é uma investigadora no Centro de Estudos Sociais (CES), desenvolve trabalho nas áreas da participação comunitária, mapeamento cultural, cocriação comunitária e intervenção urbana. Coordena academicamente o projeto de investigação-ação na área cultural REDE ARTÉRIA (Portugal 2020, www.redearteria.pt). Entre 2010 e 2018, desenvolveu no contexto do serviço educativo do Teatrão, uma rede europeia no campo da educação artística em contextos de exclusão social (Programa Juventude em Ação, ERASMUS+). Foi membro da equipa de investigação CES do projeto CREATOUR (www.creatour.pt) e é membro atual do Observatório CREATOUR (https://ces.uc.pt/observatorios/creatour/). Integra a equipa CES do projeto H2020 UNCHARTED: Understanding, Capturing and Fostering the Societal Value of Culture (2020-2024). Integra a equipa de coordenação do CES para IN SITU: Place-based innovation of cultural and creative industries in non-urban areas. Co-coordena o Grupo de Trabalho do CES em ciência cidadã e educação. É professora auxiliar convidada da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra onde leciona as disciplinas de sociologia aplicada (licenciatura em Sociologia) e diálogo intercultural crítico (mestrado em Sociologia).

Susete Margarido, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal

Susete Margarido é licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior Miguel Torga desde 2017, exerce funções de assistente social na área da saúde e deficiência, na Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, desde 2018. Atualmente é estudante trabalhadora, frequenta o 2.º ano de mestrado em Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Foi uma das vencedoras do prémio de mérito - FEUC Exemplar — 2.º Ciclo — 1.º ano do mestrado em Sociologia no ano letivo 2020/2021.

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Publicado

2023-06-29

Como Citar

Fontes, F., Carvalho, C. ., & Margarido, S. (2023). As Possibilidades Mediadoras da Arte: Um Estudo de Caso Sobre Experiência Artística e Participação Teatral de Pessoas com Deficiência Visual. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 10(1), 91–111. https://doi.org/10.21814/rlec.4465