Literacia Artística Participativa: Uma Proposta Para Pensar a Relação Entre as Pessoas e a Cultura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rlec.6527

Palavras-chave:

formação de públicos, políticas culturais, democracia cultural, literacia artística participativa, Plano Nacional das Artes

Resumo

Depois de o modelo da democratização da cultura ter sido a principal orientação das políticas culturais no Portugal democrático, o modelo da democracia cultural começa a surgir em alguns discursos políticos e documentos, como a Carta do Porto Santo, com a influência do instrumento político designado Plano Nacional das Artes, que é desenvolvido pelos Ministérios da Cultura e da Educação. O presente texto apresenta esses modelos, tendo como enquadramento a teoria de Pierre Bourdieu sobre o campo cultural e a proposta de democracia cultural de João Teixeira Lopes. Trata-se de uma análise qualitativa, que também pondera os dados dos resultados do inquérito às práticas culturais dos portugueses, de 2020. Considerando que, mais do que formar públicos, as políticas públicas devem procurar criar possibilidades de experimentação de diferentes práticas e manifestações artísticas e culturais para toda a população, fazendo jus à ambição de democracia cultural vigente, o texto apresenta a proposta conceitual de “literacia artística participativa” para falar sobre a relação entre as pessoas e a cultura. Assim, é defendido igualmente que a literacia artística participativa pode ser aplicada primeiramente em contexto escolar (recorrendo, por exemplo, às práticas desenvolvidas no âmbito do Plano Nacional das Artes), encontrando-se em linha com os pressupostos da democracia cultural.

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Biografia Autor

Cátia Cardoso, Centro de Estudos Sociais, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal

Cátia Cardoso é doutoranda em Sociologia na Universidade de Coimbra, mestre em Cinema (2020) pela Universidade da Beira Interior, com a dissertação “O Cinema na Televisão Pública Portuguesa: Um Olhar Sobre os Magazines Cinematográficos Atualmente Exibidos na RTP”, e licenciada em Comunicação Social (2018) pelo Instituto Politécnico de Coimbra. A sua investigação “Legitimidade Cultural no Portugal dos Anos 20 do Século XXI” é financiada pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, I. P., e tem o Centro de Estudos Sociais como instituição de acolhimento. Profissionalmente, é jornalista e tem ainda experiência nos setores de rádio e cinema. É dirigente associativa e autora de obra literária nos géneros de prosa e poesia. Participa regularmente em atividades de debate e promoção cultural.

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Publicado

2025-07-30

Como Citar

Cardoso, C. (2025). Literacia Artística Participativa: Uma Proposta Para Pensar a Relação Entre as Pessoas e a Cultura. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 12(2), e025010. https://doi.org/10.21814/rlec.6527

Edição

Secção

Artigos temáticos