Articulações Entre o Museu do Festival do Cinema de Gramado, o Festival do Cinema e o Turismo Cultural Local

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rlec.4216

Palavras-chave:

Museu do Cinema de Gramado, Festival do Cinema, turismo cultural

Resumo

Este estudo se inscreve no campo teórico dos estudos culturais e elege como objeto de análise o Museu do Festival de Cinema de Gramado e suas articulações com o Festival do Cinema e o turismo cultural local. O objetivo central é refletir sobre o museu como um produtor cultural híbrido que, através da interatividade, aciona representações sobre o Festival do Cinema e acerca da própria cidade de Gramado, produzindo múltiplos significados entre os seus visitantes e dinamizando o turismo cultural local. Nesse sentido, algumas questões são centrais neste estudo: quais as estratégias representacionais acionadas na exposição permanente do Museu do Cinema de Gramado? Que representações culturais o museu comunica sobre o Festival de Cinema e a cidade de Gramado? Em termos metodológicos, utilizou-se a observação etnográfica da exposição permanente do museu com registros em um diário de campo. Dentre os achados contingentes e provisórios, destaca-se, sob a égide da convergência cultural pós-moderna, a modulação da cultura e da arte na exposição permanente do museu produzindo múltiplas articulações entre o Festival do Cinema, o museu e o turismo cultural na cidade de Gramado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Manoela Barbacovi, Departamento de Educação, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, Brasil

Manoela Barbacovi é doutoranda em Estudos Culturais em Educação pela Universidade Luterana do Brasil. Tem mestrado em Estudos Culturais em Educação pela Universidade Luterana do Brasil. É membro e pesquisadora do Grupo de Cultura e Estudos em Turismo, vinculado à Universidade Federal da Paraíba e supervisora pedagógica na Rede Municipal de Ensino de Gramado/RS.

Maria Angélica Zubaran , Departamento de Educação, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, Brasil

Maria Angélica Zubaran é doutorada em História, State University of New York. Fez pós-doutoramento no Birkbeck College, Univerisdade de Londres. É professora adjunta do curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil, pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas/Ulbra.

Referências

Anico, M. (2005). A pós-modernização da cultura: Património e museus na contemporaneidade. Horizontes Antropológicos, 11(23), 71–86. https://doi.org/10.1590/S0104-71832005000100005

Brito, Z., & Araújo, B. (2022). SEDAC. In Gramadotur (Ed.), Catálogo do 50º Festival de Cinema de Gramado (p. 17). Ministério do Turismo e Claro. http://gemelo.me/wp-content/uploads/2022/08/catalogo_50_web.pdf

Canclini, N. G. (Ed.). (1993). El consumo cultural em México. CNCA.

Canclini, N. G. (2006). Culturas hibridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade (H. P. Cintrão & A. R. Lessa, Trads.). EDUSP. (Trabalho original publicado em 1990)

“Cerimônia oficializa Kikito como patrimônio cultural de Gramado”. (2022, 11 de novembro). Câmara Municial de Gramado. https://gramado.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/9763/?cerimonia-oficializa-kikito-como-patrimonio-cultural-de-gramado.html

Chagas, M. S. (2006). Há uma gota de sangue em cada museu: A ótica museológica de Mário de Andrade. Argos.

Coffey, A. (1999). The ethnographic self: Fieldwork and the representation of identity. Sage.

Daros, M. (2008). Grãos: Coletânea histórica. Palotti.

Hall, S. (2013). Quem precisa de identidade. In T. T. Silva (Ed.), Identidade e diferença: A perspectiva dos estudos culturais (pp. 103–112). Vozes.

Hall, S. (2016). Cultura e representação (D. Miranda & W. Oliveira, Trads.). Apicuri. (Trabalho original publicado em 2013)

Hewison, R. (1999). The climate of decline. In D. Boswell & J. Evans (Eds.), Representing the nation: A reader: histories, heritage and museums (pp. 151–162). Routledge.

Hudson, K. (1999). Attempts to define “museum”. In D. Boswell & J. Evans, (Eds.), Representing the nation: A reader: Histories, heritage and museums (pp. 371–379). Routledge.

Jenkins, H. (2009). Cultura da convergência (S. Alexandria, Trad.). Aleph. (Trabalho original publicado em 2006).

Jenkins, H. (2015). Cultura da conexão: Criando valor e significado por meio da mídia propagável (P. Arnaud, Trad.). Aleph.

Lasanski, D. M. (2004). Introduction. In D. M. Lasanski & B. McLaren (Eds.), Architecture and tourism: Perception, performance and place (pp. 1–14). Berg.

Lei 1738/00 | Lei nº 1738 de 15 de junho de 2000. (2000). http://camara-municipal-do-gramado.jusbrasil.com.br/legislacao/407485/lei-1738-00

Lumley, R. (Ed.). (1988). The museum time-machine. Routledge.

Lupo, B. (2021). Interatividade no espaço expositivo: Os casos do Museu do Futebol e do

Museu do Amanhã. In A. Castro, C. Almeida, F. Brito, J. Lira, L. Leão, T. Maretti, & F. Paiva (Eds.), Anais do 1º Seminário de História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo (pp. 399–412). FAU/USP.

Machado, L., & Zubaran, M. A. (2013). Representações racializadas dos negros nos museus: O que se diz e o que se ensina. In J. R. Mattos (Ed.), Museus e africanidades (pp. 137–156). Adijuc.

Projeto de Lei do Executivo - PLE 042.15. (2015).

https://gramado.rs.leg.br/materia/visualizar/id/3717/?ple-04215.html

Projeto de Lei do Legislativo n.º 028/2022. (2022). https://gramado.ecbsistemas.com/view.php?id=33512&md5=f62f5f52e3f2eb84a47585136b43e6a2

Quintans, D. (2008). 35 anos do Festival de Cinema: Memória cultural. ACTG.

Rojek, C., & Urry, J. (1997). Touring cultures: Transformations of travel and theory. Routledge.

Sebrae. (2022, 16 de agosto). Festival de Cinema de Gramado tem grande potencial turístico. https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/festival-de-cinema-de-gramado-tem-grande-potencial-turistico,3c4b2b52ad952810VgnVCM100000d701210aRCRD#:~:text=O%20Festival%20de%20Gramado%20tamb%C3%A9m,criativa%20ligada%20%C3%A0%20produ%C3%A7%C3%A3o%20audiovisual

Secretaria Municipal de Educação de Gramado. (1987). Gramado, simplesmente Gramado. Secretaria Municipal de Educação de Gramado.

Silva, T. T. (2010). Documentos de identidade: Uma introdução às teorias do currículo. Autêntica.

Souza, S. J., & Lopes, A. E. (2002). Fotografar e narrar: A produção do conhecimento no contexto da escola. Cadernos de Pesquisa, (116), 61–80. https://doi.org/10.1590/S0100-15742002000200004

Steinberg, S. R. (2016). Produzindo múltiplos sentidos – Pesquisa com bricolagem e pedagogias culturais. In K. Saraiva & F. Marcello (Eds.), Estudos culturais e educação: Desafios atuais (pp. 211–243). Editora Ulbra.

Steinberg, S. R., & Kincheloe, J. (Eds.). (2004). Cultura infantil: A construção corporativa da infância (2.ª ed.; G. E. J. Bricio, Trad.). Civilização Brasileira. (Trabalho original publicado em 1997).

Urry, J. (2001). O olhar do turista: Lazer e viagens nas sociedades contemporâneas (3.ª ed.). Studio Nobel.

Wortmann, M. L. C., Costa, M. V., & Silveira, R. M. H. (2015). Sobre a emergência e a expansão dos estudos culturais em educação no Brasil. Educação, 38(1), 32–48. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.18441

Publicado

2023-06-29

Como Citar

Barbacovi, M. ., & Zubaran , M. A. (2023). Articulações Entre o Museu do Festival do Cinema de Gramado, o Festival do Cinema e o Turismo Cultural Local. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 10(1), 133–154. https://doi.org/10.21814/rlec.4216