“Cadê o Museu?” Reflexões Sobre o Impacto da Pandemia nos Espaços Culturais e Educadores Surdos de Museus
DOI:
https://doi.org/10.21814/rlec.3679Palavras-chave:
educadores surdos, museus, COVID-19, isolamento social, espaço virtualResumo
Vivemos em um contexto histórico marcado por mudanças sociais e educacionais. Nesse novo cenário social, é cada vez mais necessário trabalhar as questões que dizem respeito à inclusão de grupos marginalizados. Os surdos vêm se organizando há anos por meio de associações e instituições com diferentes finalidades. A diversificação na forma em que os grupos de surdos se organizaram vem ganhando novas dimensões nos últimos anos e, atualmente, os museus e outros espaços culturais são locais que vêm sendo reivindicados por essa comunidade. Cada vez mais aumenta o número de educadores surdos em museus e visitas mediadas em língua de sinais. Com isso, novas estratégias são pensadas para uma efetiva mediação para o público surdo e, principalmente, para viabilizar a participação efetiva de crianças surdas em espaços culturais, de forma a apresentar a importância da inserção da educação artística nos ensinos fundamental e médio para crianças/adolescentes surdos. Contudo, a pandemia de COVID-19 representou um impacto nesses desenvolvimentos pelo fechamento dos museus e de outros espaços culturais no período de isolamento social. Este artigo se propõe a investigar como a pandemia gerou mudanças na dinâmica dos espaços culturais, especialmente no caso do Brasil, e como essas novas ações virtuais mobilizaram os educadores surdos de museus.
Downloads
Referências
Aidar, G. (2003). Arte e cultura, inclusão e cidadania. In C. M. Oka (Ed.), Seminário inclusão da pessoa com deficiência visual: Uma ação compartilhada (pp. 1–14). Laramara – Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual.
Alvarenga, D., & Silveira, D. (2021, 11 de fevereiro). Setor de turismo despenca 36,7% em 2020, diz IBGE. G1. https://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2021/02/11/setor-de-turismo-despenca-367percent-em-2020-diz-ibge.ghtml
Aniceto, D. S., Jr. (2019). Teatro no corpo: Drama e arte verbal nas performances de surdos na língua brasileira de sinais [Dissertação de mestrado, Universal Federal de Roraima]. Repositório Institucional UFRR. http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/446
Balbi, C. (2020, 10 de abril). MAM do Rio demite dez empregados em meio à pandemia do coronavírus. Folha de S. Paulo. https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/04/mam-do-rio-demite-dez-empregados-em-meio-a-pandemia-do-coronavirus.shtml
Beiguelman, G. (2020, 17 de abril). Atropelados pela pandemia, museus rastejam na internet. Folha de S. Paulo. https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/04/atropelados-pela-pandemia-museus-rastejam-na-idade-da-pedra-da-internet.shtml
Bourdieu, P., & Darbel, A. (2007). O amor pela arte: Os museus de arte na Europa e seu público (G. J. de F. Teixeira, Trad.; 2.ª ed.). Zouk. (Trabalho original publicado em 1966)
Burke, P. (2003). Uma história social do conhecimento: De Gutemberg a Diderot (P. Dentzien, Trad.). Jorge Zahar Editor. (Trabalho original publicado em 2000)
Centro Cultural Light. (2022, 17 de janeiro). ODS em pauta | Conheça os objetivos de desenvolvimento sustentável e a Agenda 2030! [Playlist]. YouTube. https://www.youtube.com/playlist?list=PLS9QC5xZO8S7gQLIc2y9HJ172AZa8nYj0
Chagas, M., & Santos, M. S. (2007). A linguagem de poder dos museus. In R. Abreu, M. Chagas, & M. S. Santos (Eds.), Museus, coleções e patrimônios: Narrativas polifônicas (pp. 12–19). Editora Garamond; Ministério da Cultura.
Chagas, M., & Storino, C. (2012). O desafio da acessibilidade aos museus. In R. Cohen, C. Duarte, & A. Brasileiro (Eds.), Acessibilidade a museus: Cadernos museológicos (Vol. 2, pp. V–XVII). Instituto Brasileiro de Museus.
Com foco em acessibilidade, MAM São Paulo promove lives em libras. (2020, 14 de abril). Revista Museu. https://www.revistamuseu.com.br/site/br/noticias/nacionais/8274-14-04-2020-com-foco-em-acessibilidade-mam-sao-paulo-promove-lives-em-libras.html
Coutinho, F. M., Gehal, Y. F., Marvão, M. C. R., Nogueira, T. L. P., Mota, A. C. C., Lucena, C. C. C., Silva Júnior, W. F., Reis, L. C., & Vallinoto, I. M. V. (2021). Análise epidemiológica comparativa entre as pandemias causadas pelos vírus Influenza A(H1N1)pdm09 e SARS-CoV-2 no estado do Pará, Brasil. Revista Pan-Amazônica de Saúde, 12, 1–11. https://doi.org/10.5123/s2176-6223202100862 DOI: https://doi.org/10.5123/S2176-6223202100862
Covid-19: Fechados, museus europeus buscam novos públicos na internet. (2020, 9 de abril). RFI. https://www.rfi.fr/br/geral/20200409-covid-19-fechados-museus-europeus-buscam-novos-p%C3%BAblicos-na-internet
Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005 (2005). http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm
Dragão do Mar. (2020, 1 de julho). Live - Narrativas sobre acessibilidade a museus [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=O03nidVk0tA&ab_channel=Drag%C3%A3odoMar
Firjan. (2021, 5 de maio). Atividade econômica brasileira tem queda de 6,7% em 12 meses de pandemia. https://www.firjan.com.br/noticias/atividade-economica-brasileira-tem-queda-de-6-7-em-12-meses-de-pandemia-aponta-firjan-1.htm
Fontoura, R. (2020, 11 de junho). Colares que bipam e bastões coloridos e o novo normal nos museus. ANESP. http://anesp.org.br/todas-as-noticias/2020/6/11/colares-que-bipam-e-bastes-coloridos-e-o-novo-normal-nos-museus
Gandra, A. (2020, 6 de fevereiro). Parque Nacional da Tijuca recebe quase 3 milhões de turistas em 2019. Agência Brasil. https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-02/parque-nacional-da-tijuca-recebe-quase-3-milhoes-de-turistas-em-2019
García, F. (2020, 3 de abril). La web del Prado alcanza los dos millones de visitas virtuales durante el confinamiento. La Vanguardia. https://www.lavanguardia.com/cultura/20200403/48283638973/museo-prado-visitas-web-redes-sociales-confinamiento-coronavirus.html
Garcia, M. I. S. (2011). Movimento social dos surdos: Interseções, atravessamentos e implicações [Tese de doutoramento, Universidade Federal do Rio de Janeiro].
Garcia, M. I. S. (2017). Eplibras: A experiência de um projeto bilíngue de preparação de alunos surdos para o exame nacional do ensino médio. Revista de Educação PUC-Campinas, 22(3), 405–423. https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n3a3833 DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n3a3833
Glette, G. (2020, 18 de março). Já é possível visitar 2500 museus do mundo todo sem sair de casa. Hypeness. https://hypeness.com.br/2020/03/ja-e-possivel-visitar-2500-museus-do-mundo-todo-sem-sair-de-casa/ DOI: https://doi.org/10.18616/nrm03
Gobbi, N. (2020, 9 de abril). Artistas e museus já começam a retratar a vida em tempos de pandemia e isolamento. O Globo. https://oglobo.globo.com/cultura/artistas-museus-ja-comecam-retratar-vida-em-tempos-de-pandemia-isolamento-24357891
Gurgel, G. (2017, 27 de janeiro). Museus estão entre os atrativos turísticos mais visitados no Brasil. Ministério do Turismo. http://antigo.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/7464-museus-est%C3%A3o-entre-os-atrativos-tur%C3%ADsticos-mais-visitados-no-brasil-3.html
Ibermuseus. (2020). Museum definition. http://www.ibermuseos.org/wp-content/uploads/2020/07/informecovid-vf.pdf
International Council of Museums. (2019). O que os museus necessitam em tempos de distanciamento físico: resultados da pesquisa sobre o impacto do covid-19 nos museus ibero-americanos. https://icom.museum/en/resources/standards-guidelines/museum-definition/
International Council of Museums. (2020a, 12 de março). Como comunicarse (¡e interactuar!) a distancia con su público. https://icom.museum/es/news/como-comunicarse-e-interactuar-a-distancia-con-su-publico/
International Council of Museums. (2020b, 2 de abril). Statement on the necessity for relief funds for museums during the covid-19 crisis. https://icom.museum/en/news/statement-on-the-necessity-for-relief-funds-for-museums-during-the-covid-19-crisis/
International Council of Museums. (2020c, 13 de abril). Museums will move on: Message from ICOM president Suay Aksoy. https://icom.museum/en/news/museums-will-move-on-message-from-icom-president-suay-aksoy/
International Council of Museums Brasil. (2020). Dados para navegar em meio às incertezas: Parte I - Resultados da pesquisa com profissionais de museus. Tomara! Educação e Cultura. http://www.icom.org.br/wp-content/uploads/2020/11/20201119_Tomara_ICOM_Ciclo1_FINAL.pdf
Ladd, P. (2013). Em busca da surdidade I: Colonização dos surdos (M. Martini, Trad.). Surd’Universo. (Trabalho original publicado em 2003)
Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 (2002). http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm
Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010 (2010). http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12319.htm
Mairesse, F. (2012). O museu inclusivo e a museologia mundializada. In T. Scheiner, M. Granato, M. A. Reis, & G. Ambrocy (Eds.), Documento de trabalho do 21º Encontro Regional Icofom LAM: Termos e conceitos da museologia: Museu inclusivo, interculturalidade e patrimônio integral (pp. 35–52). Museu de Astronomia e Ciências Afins; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Meira, M. R., & Silva, U. R. (2013). Cultura visual, ensino da arte e cotidiano: Hibridismos e paradoxos. Visualidades, 11(2), 37–57. https://doi.org/10.5216/vis.v11i2.30684 DOI: https://doi.org/10.5216/vis.v11i2.30684
Museu da Vida / Fiocruz. (2020, 23 de julho). Live - Educação em museus e comunidade surda [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=95WkvN1Cobk&ab_channel=MuseudaVida%2FFiocruz
Museu de Arte Moderna. (2019). Corposinalizante. https://mam.org.br/curso/corposinalizante/
Oi Futuro. (2021, 28 de setembro). Papo de futuro - Como podemos promover estratégias de sucesso escolar através da arte e da cultura? [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=hmrVi6YnXuE&ab_channel=OiFuturo
Oliveira, M. (2015). Cultura e inclusão na educação em museus: Processos de formação em mediação para educadores surdos [Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo]. Biblioteca Digital USP. https://doi.org/10.11606/D.103.2015.tde-12112015-165232 DOI: https://doi.org/10.11606/D.103.2015.tde-12112015-165232
Pogrebin, R. (2020, 20 de março). Coronavírus: Metropolitan prevê prejuízo de 100 milhões de dólares. Estadão. https://cultura.estadao.com.br/noticias/artes,coronavirus-metropolitan-preve-prejuizo-de-100-milhoes-de-dolares,70003241974
Racy, S. (2020, 12 de abril). Museus multiplicam acessos virtuais, com pandemia da covid-19. Estadão. https://cultura.estadao.com.br/blogs/direto-da-fonte/museus-multiplicam-acessos-virtuais-com-a-pandemia-da-covid-19/
Rodrigues, K. (2021, 27 de agosto). Busca por mais inclusão tem novos protagonistas no Museu da Vida. Casa de Oswaldo Cruz. http://www.coc.fiocruz.br/index.php/pt/todas-as-noticias/2023-busca-por-mais-inclusao-tem-novos-protagonistas-no-museu-da-vida.html
Roque, M. I. (2020, 16 de abril). Covid 19: Ponto de viragem para o museu do futuro? A.muse.arte. https://amusearte.hypotheses.org/6462
Sarraf, V. P. (2013). A comunicação dos sentidos nos espaços culturais brasileiros: Estratégias de mediações e acessibilidade para as pessoas com suas diferenças [Tese de doutoramento, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. Repositório de Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP. https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4518
Silveira, A. J. T. (2005). A medicina e a influenza espanhola de 1918. Tempo, (19), 91–105. https://doi.org/10.1590/S1413-77042005000200007 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-77042005000200007
Sistema Estadual de Museus de São Paulo. (2021, 29 de abril). Museu do Amanhã lança Museu em Libras com a temática coronavírus. https://www.sisemsp.org.br/museu-do-amanha-lanca-museu-em-libras-com-a-tematica-coronavirus/
Soares, M. H. A., Pereira, J. A., Paterno, U., & Vinas, A. C. E. (2013). A inclusão do surdo nos espaços culturais turísticos de Florianópolis. Revista Virtual de Cultura Surda, (11), 1–17. https://editora-arara-azul.com.br/site/admin/ckfinder/userfiles/files/8)%20Paterno%20%26%20Cia%20REVISTA%2011.pdf
Strobel, K. L. (2008a). As imagens do outro sobre a cultura surda. Editora ufsc.
Strobel, K. L. (2008b). Surdos: Vestígios culturais não registrados na história [Tese de doutoramento, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório Institucional UFSC. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91978
United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. (2020, 5 de abril). Turning the threat of covid-19 into an opportunity for greater support to documentary heritage. https://en.unesco.org/news/turning-threat-covid-19-opportunity-greater-support-documentary-heritage
Universidade Federal de Minas Gerais. (s.d.). Sábado, às 10h: Comunicação com surdos em museus é tema de oficina. https://ufmg.br/comunicacao/eventos/sabado-as-10h-comunicacao-com-surdos-em-museus-e-tema-de-oficina
Uzeda, H. C. (2015). As novas tecnologias nas exposições museológicas: Objetos reais e a concorrência digital [Apresentação em conferência]. XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, Salvador, Brasil. http://hdl.handle.net/123456789/3467
Uzeda, H. C. (2018). O espaço nas exposições museológicas: Atualizando percepções e significações. Museologia e Patrimônio, 11(1), 59–80. http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/685
Vieira, M. (2014, 30 de agosto). Leonardo Castilho, arte-educador: “Em São Paulo há visitas guiada para surdos em cinco museus”. O Globo. https://oglobo.globo.com/sociedade/conte-algo-que-nao-sei/leonardo-castilho-arte-educador-em-sao-paulo-ha-visitas-guiadas-para-surdos-em-cinco-museus-13797376
Zanellato, D. (2016). Ensino de arte, educação de surdos e museus: Interconexões possíveis [Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo]. Biblioteca Digital USP. https://doi.org/10.11606/D.48.2017.tde-29112016-130436 DOI: https://doi.org/10.11606/D.48.2017.tde-29112016-130436
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Maria Izabel dos Santos Garcia, Rebeca Garcia Cabral, Bruno Ramos da Silva
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores são titulares dos direitos de autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.