Nota introdutória: artes públicas para a comunicação turística?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rlec.2665

Resumo

A arte pública, para além da intenção manifestada na sua produção e escrita por parte dos seus artistas, ou para lá do seu consumo e leitura pelos respetivos públicos, compreende-se igualmente nos processos de mediação entre a sua criação e fruição. Uma tal intermediação é operada por vários contextos comunicativos, como um museu ou um evento numa rua ou praça urbanas. Com efeito, a arte pública é comunicada no seio de múltiplas esferas do espaço público urbano. Ou seja, estende-se e entende-se, funda-se e funde-se em outros processos sociais, de diversas maneiras segundo o tipo de ambiente social onde a arte pública ocorre. Por exemplo, uma obra de arte pública pode articular ou miscigenar dimensões socioeconómicas, políticas e culturais...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Pedro Andrade, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Portugal

Pedro Andrade é sociólogo e investigador na Universidade do Minho, CECS. Ensinou, nas Universidades de Coimbra e Lisboa, Sociologia da Cultura, Comunicação, Métodos Sociológicos, Humanidades Digitais. Investigação em culturas urbanas, comunicação artística, museus de arte/ciência, literacias, redes sociais digitais (web 2.0/3.0), metodologias/hibrimédia. Coordenador de projetos internacionais, como “Literacia científico-tecnológica e opinião pública” (2005, sobre públicos de museus de Ciência) e “Comunicação pública da arte” (2011, sobre museus de arte e suas relações com au- diências, turismo, metodologias digitais/virtuais, interação hibrimédia, jogos sociológicos/culturais, redes sociais, realidade virtual/aumentada), ambos financiados pela FCT. Participação em redes universitárias internacionais, como Virginia Commonwealth University, EUA; membro do projeto “Manifesto Art and Social Inclusion in Urban Communities” (Reino Unido). Autor de vários livros e artigos científicos publicados em revistas internacionais e nacionais com revisão por pares, indexadas em bases de dados bibliográficas globais (Web of Science, etc.). Diretor da primeira revista científica luso-francesa, Atalaia-Intermundos (desde 1995).

Mário Caeiro, Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Mário Caeiro é conferencista, programador cultural, curador e investigador no campo da cultura urbana e da arte pública. É autor de Arte da Cidade – História Contemporânea, publicado em 2014. Ativo desde 1995 como curador independente interessado em transdisciplinariedade, retórica, espaço público e cidade, os seus projetos mais conhecidos são: Lisboa, Capital do Nada – Marvila 2001 (2001-2002), Luzboa – Bienal Internacional da Luz (2004/2006); Projeto VICENTE, iniciativa anual integrada no Projeto Revista Lusófona de Travessa da Ermida, Lisboa (2011-), e em curadoria no Museu de Lisboa (2019); e o Festival BELLA SKYWAY (Toruń, Polónia), desde 2009. Doutorado em Artes Visuais e Intermedia pela Universidade Politecnica de Valencia (Espanha), com tese sobre a retórica da arte na cidade. Foi condecorado Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres pelo Governo Francês, em 2005. Leciona na ESAD.CR/IPL desde 2004.

Referências

Alvarez, M., Yüksel, A. & Go, F. (Eds.) (2016). Heritage tourism destinations: preservation, communication and development. Wallingford: CABI.

Andrade, P. (2020). Cultural tourism and mobile digital devices: an analysis of tourists in Lisbon through sociological comics and video paper. In C. Sarmento & M. Quincé (Eds.), Intercultural routes across multicultural spaces: from theory to dialogue (pp. 39-56). Porto: Centro de Estudos Interculturais.

Andrade, P. (2015). Austerity (Hi)story through sociological comics: a guide to social media and networks against austeritocracy for use by all generations. North Charleston: Create Space.

Andrade, P. (2010). Introdução. In P. Andrade, C. Marques & J. Barros (Eds.), Arte pública e cidadania: novas leituras da cidade criativa cidade (pp. 13-30). Lisboa: Caleidoscópio.

Bendel, P. (2012). Its a crisis! NOW what? The first step-by-step crisis communications handbook for the global tourism and hospitality professional. Toronto: Sutherland House Publishing.

Boomgaard, J. (2017). Being public: how art creates the public. Amsterdão: Valiz.

Burton, J. (2016). Public servants: art and the crisis of the common good. Cambridge: The MIT Press.

Caeiro, M. (Ed.) (2019). Vicente símbolo de Lisboa: mito contemporâneo. Lisboa: Theya Editores.

Caeiro, M. (2014). Arte na cidade. Lisboa: Temas e Debate.

Campos, R. (2010). Porque pintamos a cidade? Uma abordagem etnográfica do graffiti urbano. Lisboa: Fim de Século.

Campos, R., Brighenti, M. & Spinelli, L. (Eds.) (2011). Uma cidade de imagens: produções e consumos visuais em meio urbano. Lisboa: Editora Mundos Sociais.

Correia, M., Pires, H. & Andrade, P. (2017). Passeio, passante, passeante. Uma plataforma de arte e cultura urbana. Revista Lusófona de Estudos Cuturais, 4(1), 167-201. https://doi.org/10.21814/rlec.184

Cartiere, C. (2016). The everyday practice of public art: art, space, and social inclusion. Londres: Routledge.

Doherty, C. (2015). Out of time, out of place: public art (now). Londres: Art Books Publishing.

Evans, F. (2018). Public art and the fragility of democracy: an essay in political aesthetics. Nova Iorque: Columbia University Press.

Fenner, F. (2017). Running the city: why public art matters. Kensington: New South Publishing.

Francesconi, S. (2014). Reading tourism texts: a multimodal analysis. Bristol: Channel View Publications.

Getz, D. (2013). Event tourism: concepts, international case studies and research. Putnam Valley: Cognizant Communication Corporation.

Getz, D. (2005). Event management and event tourism. Putnam Valley: Cognizant Communication Corporation.

Grams, D. & Farrell, B. (2008). Entering cultural communities: diversity and change in the nonprofit arts. New Brunswick: Rutgers University Press.

Huebner, J. (2019). Walls of prophecy and protest: William Walker and the roots of a revolutionary public art movement. Evanston: Northwestern University Press.

Jaworski, A. & Pritchard, A. (Eds.) (2011). Discourse, communication and tourism. Channel. Bristol: View Publications.

Minazzi, R. (2014). Social media marketing in tourism and hospitality. Berlim: Springer.

Neidhardt, J. & Wörndl, W. (Eds.) (2020). Information and communication technologies in tourism 2020: proceedings of the International Conference in Surrey, United Kingdom, January 08-10. Berlim: Springer.

Pezzullo, P. (2009). Toxic tourism: rhetorics of pollution, travel, and environmental justice. Tuscaloosa: University of Alabama Press.

Pinder, K. (2016). Painting the gospel: black public art and religion in Chicago. Champaign: University of Illinois Press.

Rupp, J. (2018). Art in Seattle’s public places: an illustrated guide. Seattle: University of Washington Press.

Sharda, N. (2010). Tourism informatics: visual travel recommender systems, social communities, and user interface design. Hershey: IGI Global.

Stern, N. (2018). Ecological aesthetics: artful tactics for humans, nature, and politics. Chicago: University of Chicago Press.

Stoyan, R. (2019). Tourism and intercultural communication and innovations. Cambridge: Cambridge Scholars Publishing.

UNWTO, World Tourism Organization. (2011). Toolbox for crisis communications in tourism: checklist and best practices. Madrid: World Tourism Organization.

UNWTO, World Tourism Organization. (2005). Observations on international tourism communications Asia and the Pacific: report from the Regional Conference on Tourism Communications. Madrid: World Tourism Organization.

Publicado

2020-06-29

Como Citar

Andrade, P., & Caeiro, M. (2020). Nota introdutória: artes públicas para a comunicação turística?. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 7(1), 7–18. https://doi.org/10.21814/rlec.2665