Multiplicidades, Narrativas de Vida e Memória Coletiva da Docência na História em Quadrinhos Fessora!

Autores

  • Nara Bretas Lage Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, Departamento de Linguagem e Tecnologias, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7983-300X
  • Samanta Coan Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Departamento de Informação, Mediações e Cultura, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5268-6970

DOI:

https://doi.org/10.21814/rlec.4694

Palavras-chave:

educação, memória coletiva, docência, história em quadrinho, narrativa de vida

Resumo

O artigo apresenta o quadrinho Fessora!, desenhado e escrito pela brasileira Aline Lemos, publicado de modo independente e por financiamento coletivo em 2021. A história narrada tem como enfoque a experiência pessoal da autora quando foi docente de história no ensino público por um semestre. A autora nos apresenta um conjunto de 15 histórias que abordam suas memórias pessoais com colegas de trabalho, corpo discente e pais. Neste texto, foram selecionadas seis bandas desenhadas, a fim de compreender, a partir das memórias e dos fragmentos de vida narrados, as tensões e confluências entre as vivências de trabalho acionadas pela artista. Retratam sua experiência pessoal como professora, revelando o cotidiano de professores da educação pública no Brasil. Para esta análise, usamos a ótica da narrativa de vida da linguista argentina Leonor Arfuch (2002/2003, 2013), quanto à relação entre narrativas de vida contemporâneas e o espaço biográfico; e a noção de memória coletiva (Halbwachs, 1950/1999; Bosi, 2009) para compreender a multiplicidade de experiências a partir da memória individual. Conclui-se que Aline Lemos apresenta uma obra que evidencia os desafios da educação sobre a valorização do docente e as desigualdades sociais em sala de aula.

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

Bretas Lage, N., & Coan, S. (2023). Multiplicidades, Narrativas de Vida e Memória Coletiva da Docência na História em Quadrinhos Fessora!. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 10(2), 171–192. https://doi.org/10.21814/rlec.4694