Tematização da Deficiência na Literatura Infantil — Olhares Sobre as Personagens

Autores

  • Renata Junqueira de Souza Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2227-2544
  • Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Rondonópolis, Rondonópolis, Brasil http://orcid.org/0000-0002-0109-4593

DOI:

https://doi.org/10.21814/rlec.3477

Palavras-chave:

deficiência física, literatura infantil, inclusão, compreensão textual

Resumo

O presente estudo se propõe a problematizar a representação de personagens com deficiência física em obras de literatura infantil. A discussão é relevante visto que a temática vem se colocando em livros produzidos para a infância no Brasil, principalmente a partir de 2008, com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (Decreto nº 6.571, 2008). Embora a questão já aparecesse em algumas obras literárias em períodos anteriores, geralmente com uma abordagem estereotipada. As editoras de literatura infantil, diante de várias políticas e programas institucionais, acharam um filão no tema das necessidades especiais. Indubitavelmente, pressões sociais e políticas de inclusão interferem nas produções literárias e sua inserção também no contexto escolar. Neste sentido, analisar obras que não reforcem estereótipos ou remetam a deficiência como superação heroica, resignação e aceitação do destino, colocando as personagens em condições de subalternidade e/ou que inspirem piedade ou vontade divina, pode colaborar para a ampliação de olhares acerca do que é estigmatizado como deficiência e os limites e possibilidades do ser humano em diferentes condições e potencialidades. Comparar livros infantis que trazem esses dois aspectos — superação e aceitação do real versus resignação e superação heroica — pode ajudar leitores e crianças a compreender a deficiência dentro de uma normalidade e abrir boas perspectivas de discussão sobre a temática com esses leitores em formação.

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Biografias Autor

Renata Junqueira de Souza, Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, Brasil

Renata Junqueira de Souza é livre-docente em metodologia e prática de ensino de língua portuguesa. É professora de língua portuguesa e literatura infantil no curso de pedagogia da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), câmpus de Presidente Prudente. É docente do programa de pós-graduação em educação da UNESP e colaboradora do programa de pós-graduação em letras da Universidade Federal da Paraíba. Tem pós-doutorados na área de literatura e ensino, fundou na UNESP o Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil Maria Betty Coelho Silva —, local onde coordena o grupo de pesquisa Formação de Professores e as Práticas Educativas em Leitura, Literatura e Avaliação do Texto Literário (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Tem investigações na área de educação e nos seguintes temas: leitura, formação de leitores, literatura infantil, literatura e formação de professores, estratégias de leitura.

Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues, Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Rondonópolis, Rondonópolis, Brasil

Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues possui graduação em letras e em pedagogia, mestrado em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso e doutorado em educação: história, política, sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou seus estudos de pós-doutoramento na UNESP — Faculdade de Ciências e Tecnologia, Câmpus de Presidente Prudente. É professora na Universidade Federal de Rondonópolis e trabalha nos cursos de pedagogia e mestrado em educação. Sílvia tem experiência na área de educação, com ênfase em ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas e estratégias de leitura, literatura infantil e alfabetização. Ela é membro dos grupos de pesquisa Alfabetização e Letramento Escolar e Formação de Professores e as Práticas Educativas em Leitura, Literatura e Avaliação do Texto Literário. Sílvia é filiada à Associação Brasileira de Alfabetização e à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Souza, R. J. de, & Rodrigues, S. de F. P. (2021). Tematização da Deficiência na Literatura Infantil — Olhares Sobre as Personagens. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 8(2), 119–138. https://doi.org/10.21814/rlec.3477