Plateia-Foyer: Diálogo e Formação de Público na Leitura Dramatizada em Artes Cênicas
DOI:
https://doi.org/10.21814/rlec.4429Palavras-chave:
comunicação, teatro, plateia-foyer, leitura dramatizada, formação de públicoResumo
O objeto deste artigo, em pesquisa de abordagem qualitativa, trajeto interdisciplinar e de natureza aplicada, é a formação de plateia de teatro, em sua eventualidade, e a busca pela sua transformação em público, virtualmente duradouro, através de práticas artísticas e comunicacionais designadas no campo das artes cênicas de “plateia-foyer” e “leitura dramatizada”. No plano teórico-metodológico, com objetivo descritivo e interpretativo, parte do modelo de estudos da comunicação como diálogo, característica do pensamento latinoamericano em comunicação, numa perspectiva de relações públicas, em que a prática da conversação e do comentário, entre a racionalidade da comunicação organizacional e o afeto da arte, emerge para a produção da vinculação social entre artistas e plateia/público. Opta-se por um estudo de caso sobre o Teatro Mosaico (Brasil), na montagem de dois textos dramatúrgicos: o Prólogo, do diretor Sandro Lucose (2005), e A Caravana da Ilusão, do diretor Alcione Araújo (2000), em que comédia e drama, no mesmo espetáculo, fazem bifurcar os caminhos de uma companhia teatral.
Downloads
Referências
Alfaro, R. M. (1988). Participación... Para quê? Un enfoque político de la participación en la comunicación popular. Diálogos de la Comunicación, (22), 1–52.
Andrade, T. de. A. (1989). Psicossociologia das relações públicas. Edições Loyola.
Araújo, A. (2000), A Caravana da ilusão: Delírio em um ato. Civilização Brasileira.
Araújo, M. (2011). O vai e vem dos conceitos, de categoría analítica a categoría nativa ou vice-versa: O caso do sincretismo. Debates do NER, (19), 121–140. https://doi.org/10.22456/1982-8136.19025
Blumer, H. (1978). A massa, o público e a opinião pública (M. Sergio, Trad.). In G. Cohn (Ed.), Comunicação e Indústria Cultural (pp. 177-186). Companhia Editora Nacional (Trabalho original publicado em 1946)
Bordenave, J. D., & Carvalho, H. M. de (1987). Comunicação e planejamento. Paz e Terra.
Bourdieu, P. (2004). A economia das trocas simbólicas (S. Miceli, S. de A. Prado, S. Miceli, & W. C. Vieira, Trads). Perspectiva.
Celestino, P., & Martins, F. (2018). Uma quimera quase real: A burleta O Mambembe de Arthur Azevedo e José Piza. Pós, 8(15), 8–36. https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15602
Demo, P. (2014). Metodologia científica em ciências sociais. Atlas.
França, F. (2004). Públicos: Como identificá-los em uma visão estratégica. Difusão Editora.
Freire, P. (1977). Extensão ou comunicação? Paz e Terra.
Giácomo, C. (1993). Tudo acaba em festa: Evento, líder de opinião, motivação e público. Scritta Editorial.
Gushiken, Y. (2006). Dialogismo: Emergência do Pensamento Latino-americano em Comunicação. Comunicação, Mídia e Consumo, 3(8), 73–91. https://doi.org/10.18568/cmc.v3i8.81
Gushiken, Y. (2008). Estudos em Relações Públicas e o Pensamento Latino-americano em Comunicação. In: Moura, C. P. de. História das Relações Públicas: Fragmentos da história de uma área. EdiPURCS. Retirado de: https://ebooks.pucrs.edipucrs/acessolivre/livros/historiarespdf
Kothe, F. R. (1981). Literatura e sistemas intersemióticos. Cortez Editora/Autores Associados.
Lima, V. A. de (2001). Mídia: Teoria e política. Editora Fundação Perseu Abramo.
Lopes. M. I. V. de. (2003). Pesquisa em comunicação. Edições Loyola.
Lucose, S. (2005). Prólogo à caravana da ilusão. (no prelo).
Mauss, M. (2003). Sociologia e antropologia (P. Neves, Trad.). Cosac Naif.
Minayo, M. C. S. (2009). Ciência, técnica e arte: O desafio da pesquisa social. In M. C. de S. Minayo (Ed.), Pesquisa social: Teoria, método e criatividade (pp. 9–29). Vozes.
Pasquali. A. (1973). Sociologia e Comunicação. Vozes.
Pereira, R. (2000). Texto de apresentação. In Programa do 9º Panorama RioArte de Dança 2000 (p. 12). Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro; RioArte.
Sodré, M. (2001). O objeto da comunicação é a vinculação social. PCLA, 3(1), 1–6. Retirado de: http://www2.metodista.br/unesco/PCLA/revista9/entrevista%209-1.htm
Vieira, C. (2014). A leitura dramatizada como atividade pedagógica e teatral. In J. D. Pereira, M. F. Vieites, & M. de S. Lopes (Eds.), As artes na educação (pp. 233–238). Intervenção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Yuji Gushiken
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores são titulares dos direitos de autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.