Empatia em Cena: O Teatro Como Prática Pedagógica Para a Construção de uma Medicina Mais Humanizada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rlec.6535

Palavras-chave:

teatro, empatia, medicina humanizada, emoções na formação médica, simulação de consultas médicas

Resumo

Pesquisas mostram que, ao longo da graduação em medicina, os(as) estudantes tendem a sofrer uma perda significativa da empatia por pacientes e colegas. Diante desse desafio, propomos estratégias pedagógicas que fazem do teatro um meio para vivenciar temas essenciais à formação profissional, criando um espaço de acolhimento e aprendizagem emocional. Com a utilização da reflexão em ação, o objetivo é desenvolver repertórios para lidar com situações difíceis ou distantes dos ideais de cuidado. Afinal, para que profissionais de saúde validem as emoções de seus pacientes, é preciso que antes reconheçam e legitimem suas próprias emoções. Neste artigo, em formato de relato de experiência, abordaremos a metodologia Medical Education Empowered by Theater (MEET), pautada na Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire e no “teatro do oprimido” de Augusto Boal, em duas frentes: simulações de consultas médicas e aulas de teatro. As aulas de teatro com foco nas habilidades de comunicação, promovem a “desmecanização” dos corpos — trabalhando não apenas a musculatura, mas também hábitos, dogmas e certezas enraizadas (Boal, 1998/2014). Essa prática amplia o repertório existencial, fortalecendo a alteridade e a empatia. Depoimentos dos(as) estudantes reforçam uma lacuna na formação médica: a longitudinalidade das abordagens humanistas, evidenciando a urgência de atividades curriculares que mantenham o ambiente de aprendizagem como um espaço criativo, respeitoso e vivo de reflexão. Diante disso, defendemos a expansão de práticas teatrais na formação médica como alicerce para uma medicina mais humanizada, assumindo um compromisso ético com os mais vulneráveis.

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Biografias Autor

Nádia Hellmeister Morali Barreira, Departamento de Artes da Cena, Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil

Nádia Hellmeister Morali Barreira é atriz, pesquisadora e professora de teatro. Mestra e bacharel em Artes das Cena pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Cofundadora do Grupo Ó Positivo — Paciente Simulado, no qual atua como paciente simulada e professora de teatro na graduação em medicina da Unicamp, utilizando a metodologia Medical Education Empowered by Theatre (MEET). Atua na Faculdade de Fonoaudiologia da Universidade de São Paulo (USP). Atuou em diversos espetáculos teatrais com a Cia Bacante de Teatro e Minicia Teatro. Participou de gravações de vídeos educacionais para a USP Bauru. Foi professora de teatro em escolas, Secretaria de Cultura e organizações não governamentais, assim como em curso técnico de teatro. Áreas de interesse: Artes da Cena, Educação e Educação Médica, com ênfase na atuação, interpretação, jogos e improvisação teatral.

Letícia Rodrigues Frutuoso, Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil

Letícia Rodrigues Frutuoso é professora, atriz e paciente simulada. Doutora e mestra pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduada em Artes Cênicas pela Unicamp. Sua pesquisa engloba conceitos transdisciplinares em Artes da Cena, Educação e Medicina, pesquisando a improvisação teatral e técnicas do teatro do oprimido. Atua como arte-educadora e paciente simulada. Tem experiência em artes circenses, participou de diversos espetáculos teatrais, além de performances no espaço público. Atuou em curtas-metragens como atriz e preparadora de elenco e vídeos educacionais. Foi docente no ensino superior na Anhanguera Educacional e de teatro para crianças e adolescentes em instituições de ensino formal e informal. Desde 2015, ministra aulas de teatro a estudantes de medicina na Unicamp. É uma das autoras da metodologia ativa Medical Education Empowered by Theater (MEET).

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Publicado

2025-11-27

Como Citar

Barreira, N. H. M., & Frutuoso, L. R. (2025). Empatia em Cena: O Teatro Como Prática Pedagógica Para a Construção de uma Medicina Mais Humanizada. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 12(2), e025019. https://doi.org/10.21814/rlec.6535

Edição

Secção

Artigos temáticos