O Protagonismo das Migrantes Venezuelanas no Curta-Metragem Documental Hermanos, Aqui Estamos (2021) de Jade Rainho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rlec.5753

Palavras-chave:

migrantes venezuelanas, protagonismo, curta-metragem, comunicação

Resumo

O texto analisa os elementos que compõem a realidade das migrantes venezuelanas, que narram suas histórias no curta-metragem documental Hermanos, Aqui Estamos (Irmãos, Aqui Estamos; 2021). Ao utilizar a análise temática enquanto metodologia (Braun & Clarke, 2006), numa abordagem indutiva e contextualizada, identificamos cinco núcleos narrativos nos quais estão presentes as 12 personagens do curta-metragem documental. Identificamos três temas e sete subtemas oriundos do corpus de investigação: apresentação das personagens (quem são? como chegaram?); migrar (por que estão aqui? escolhas difíceis; trabalho) e afetos (sobre o país de origem; sobre ser migrante). Analisamos o curta-metragem documental ao discutir a relação entre a comunicação e a condição de migrante, a partir de ElHajji (2018), e a subalternidade e representação, segundo Spivak (1988/2010). Assim, foi possível compreender que esta produção documental é de grande importância por abrir espaço para o protagonismo de mulheres migrantes narrarem suas próprias histórias e alcançarem outras pessoas, inclusive outras migrantes venezuelanas. Desta forma, o curta-metragem documental Hermanos, Aqui Estamos (2021) preserva a memória dessas mulheres, funcionando simultaneamente como ferramenta de comunicação e de exposição dos problemas que a sociedade e o Estado brasileiro devem observar para o devido acolhimento e inclusão das mesmas.

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Biografias Autor

Emile Botelho, Faculdade de Comunicação e Artes, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Brasil

Emile Nicole Botelho Rodrigues dos Santos possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Mato Grosso (2023) tendo recebido a Láurea Universitária no ato de sua colação de grau. Foi integrante do Projeto de Extensão em Rádio e Podcast entre 2019 e 2021 e do Laboratório de Estudos e Observação sobre Publicidade, Comunicação e Sociedade entre 2020 e 2021. Integra o Grupo de Pesquisa Morada: Comunicação, Cultura, Cidadania e Migração. Foi bolsista de iniciação científica entre 2022 e 2023 sob orientação do professor Cristóvão Domingos e co-orientação do professor Alessandro Felippe. Realizou mobilidade acadêmica na Universidade da Beira Interior, em Portugal, durante a graduação (2022) e recebeu diversos prêmios estudantis pelas produções nas quais colaborou, como, por exemplo, o Prêmio RUBRA. Se interessa pela pesquisa sobre mídias digitais, esporte, política, migração e cultura.

Alessandro Mateus Felippe, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil

Alessandro Mateus Felippe é psicanalista em formação pelo Centro de Estudos de Terapia e Psicanálise. É doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria; mestre em Design de Vestuário e Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina, especialista em Startup, Inovação e Empreendedorismo pelo Centro Universitário Internacional; graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Pampa. É professor substituto do bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (Universidade Federal de Mato Grosso) em 2020 e 2021. É sócio-fundador da Fio.Propaganda e integrante dos projetos de pesquisa O que Ensina a Publicidade? Possibilidades e Desafios na Apropriação Crítica e Criativa do Texto Publicitário, na Universidade Federal de Mato Grosso; Laboratório de Investigação em Imagem: O Estado da Arte de Pesquisas Contemporâneas (Universidade Federal de Santa Maria); Morada: Comunicação, Cultura, Cidadania de Migração (Universidade Federal de Mato Grosso); Nós — Pesquisa Criativa (Universidade Federal de Santa Maria); além do projeto de extensão 4C — Observatório e Laboratório de Marcas da Quarta Colônia (Universidade Federal de Santa Maria).

Cristóvão Domingos de Almeida, Faculdade de Comunicação e Artes, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Brasil

Cristóvão Domingos de Almeida é professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Estudo de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso. É pós-doutor em Comunicação e Práticas de Consumo, doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Possui graduação em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É líder do grupo de pesquisa Morada — Comunicação, Cultura, Cidadania e Migração; vice-líder do CRIANEGRA: Cultura, Comunicação e Educação. Integra os grupos de pesquisa: Multimundos; Educação Direitos Humanos e Fronteira e Relações de Fronteira: História, Política e Cultura na Tríplice Fronteira Brasil, Argentina e Uruguai. Atua na área da comunicação social com ênfase em migrações, cidadania, comunicação, consumo de mídia e práticas culturais.

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Spivak, G. C. (2010). Pode o subalterno falar? Editora UFMG. (Trabalho original publicado em 1988)

Publicado

2024-12-18

Como Citar

Botelho, E., Mateus Felippe, A., & Domingos de Almeida, C. (2024). O Protagonismo das Migrantes Venezuelanas no Curta-Metragem Documental Hermanos, Aqui Estamos (2021) de Jade Rainho. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 11(2), e024019. https://doi.org/10.21814/rlec.5753