O Protagonismo das Migrantes Venezuelanas no Curta-Metragem Documental Hermanos, Aqui Estamos (2021) de Jade Rainho
DOI:
https://doi.org/10.21814/rlec.5753Palavras-chave:
migrantes venezuelanas, protagonismo, curta-metragem, comunicaçãoResumo
O texto analisa os elementos que compõem a realidade das migrantes venezuelanas, que narram suas histórias no curta-metragem documental Hermanos, Aqui Estamos (Irmãos, Aqui Estamos; 2021). Ao utilizar a análise temática enquanto metodologia (Braun & Clarke, 2006), numa abordagem indutiva e contextualizada, identificamos cinco núcleos narrativos nos quais estão presentes as 12 personagens do curta-metragem documental. Identificamos três temas e sete subtemas oriundos do corpus de investigação: apresentação das personagens (quem são? como chegaram?); migrar (por que estão aqui? escolhas difíceis; trabalho) e afetos (sobre o país de origem; sobre ser migrante). Analisamos o curta-metragem documental ao discutir a relação entre a comunicação e a condição de migrante, a partir de ElHajji (2018), e a subalternidade e representação, segundo Spivak (1988/2010). Assim, foi possível compreender que esta produção documental é de grande importância por abrir espaço para o protagonismo de mulheres migrantes narrarem suas próprias histórias e alcançarem outras pessoas, inclusive outras migrantes venezuelanas. Desta forma, o curta-metragem documental Hermanos, Aqui Estamos (2021) preserva a memória dessas mulheres, funcionando simultaneamente como ferramenta de comunicação e de exposição dos problemas que a sociedade e o Estado brasileiro devem observar para o devido acolhimento e inclusão das mesmas.
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