A Derme da Crise: Imaginando Atenas em Crise Como uma Colagem Urbana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rlec.3219

Palavras-chave:

Atenas, colagem, crise, pele, espaço urbano

Resumo

Um olhar atento para as superfícies urbanas de Atenas durante os anos da crise económica revela o fenómeno extensivo da interação das pessoas com a superfície da paisagem urbana, a pele de Atenas. Esta derme da crise reflecte as condições sociopolíticas da Grécia durante este período, e as medidas de austeridade impostas pelo estado oficial. A rápida transformação e as imagens de superfície em constante mudança podem ser gravadas e usadas para ler e compreender de que modo a esfera pública responde a este período de declínio, e reage às estratégias de soberania da recessão. A urgência de documentar, dar destaque a este campo urbano e examiná-lo como um todo é de importância fundamental, tendo em conta que as autoridades oficiais (como o presidente da câmara de Atenas) tomaram recentemente medidas para eliminar os vestígios urbanos. No entanto, estas inscrições testemunham a crise contínua espelhada nas paredes atenienses e nos volumes arquitetónicos. Ao longo dos últimos anos, inúmeros estudiosos e investigadores envolveram-se no estudo da paisagem urbana ateniense. No entanto, concentram-se particularmente no graffiti, na arte de rua e nos slogans, e este compromisso facilita, por vezes, a arte emergente ou a discussão de conotações sociopolíticas. Em contraste, este artigo dirige-se para a identificação do fenómeno como um potencial dinâmico de uma pele cidade–derme, não se focando especificamente neles como meros detalhes (muitas vezes intencionalmente feitos; por exemplo, um graffiti). Examina a integralidade, o anonimato, a atividade não intencional; como contribuem para a formulação de uma colagem urbana, uma montagem de elementos visuais que coexistem fazendo de Atenas um caso único de cidade sobremarcada. O estudo de várias dimensões desta pele e dos meios de preservação virtual visa aumentar a compreensão do espaço urbano como campo principal de conotações sociopolíticas durante a crise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Adom, D. (2016, October 2). Concept and roles of posters and how to design them effectively. EzineArticles.com. https://ezinearticles.com/?Concept-and-Roles-of-Posters-and-How-To-Design-Them-Effectively&id=9540445

Baudrillard, J. (1994). Simulacra and simulation. University of Michigan press.

Bois, Y. A. (1997). Ray Guns. In Y. A. Bois & R. E. Krauss (Eds.), Formless: A user’s guide (pp.172–179). Zone Books.

Borges, J. L. (1946). On exactitude in science. Collected fictions. (A. Hurley, Trans.). https://kwarc.info/teaching/TDM/Borges.pdf

Buchloh, B. H. (1991). From detail to fragment: Décollage affichiste. October, 56, 98–110.

Busch, D., & Klanten, R. (2016). The age of collage Vol. 2: Contemporary collage in modern art. Gestalten.

Butler, C. H., & De Zegher, C. (2010). On line: Drawing through the twentieth century. The Museum of Modern Art.

Debord, G. (2014). The society of the spectacle (K. Knabb, Trans.). Bureau of Public Secrets. (Original work published 1967)

Dictionary.com. (n.d.). Collage. In Dictionary.com. Retrieved November 25, 2020, from https://www.dictionary.com/browse/collage

Jameson, F. (1985). Postmodernism and consumer society. In H. Foster (Ed.), Postmodern culture (pp. 111–125). Pluto Press.

Jouffroy, A. (1966). The Paris international avant-garde. In W. Grohmann (Ed.), New art around the world: painting and sculpture (pp. 59–106). Harry N. Abrams.

Kalofolias, A. (2013). Do flowers still bloom on top of an iceberg? In T. Spyropoulos (Ed.), X-ARXEIA Uncensored – The slogans and graffiti of Exarcheia 2009-2012 (p. 5). Rakosyllektis.

Kalogiannaki, P., & karras, K. (2013). Glossa ton Tixon. Gutenberg Editions.

Karathanasis, P. (2014). Re-image-ing and re-imagining the city: Overpainted landscapes of central Athens. In k. Tsilimpounidi & A. Walsh (Eds.), Remapping “crisis”: A guide to Athens (pp. 177–182). Zero Books.

Kim, A., & Flores, T. (2018). Overwriting the city: Graffiti, communication and urban contestation in Athens. Defence Strategic Communications, 3(1), 9–39.

Malet, L. (1969). La clé du champ de manoeuvres: I. lithophagisme de la poesié. Leonardo 2(4), 421–422. https://www.muse.jhu.edu/article/596755

Margaronis, M. (2008, December 13). How police shooting of a teenage boy rallied the “€700 generation”. The Guardian. https://www.theguardian.com/world/2008/dec/13/athens-greece-riots

Miller, J. (1999, September 4). A scavenger’s hoard. Independent. https://www.independent.co.uk/arts-entertainment/a-scavenger-s-hoard-1116630.html

National Geographic. (2011). Map. In National Geographic Education. https://www.nationalgeographic.org/encyclopedia/map/

Pangalos, O. (2014). Testimonies and appraisals on Athens graffiti, before and after the crisis. In M. Tsilimpounidi & A. Walsh (Eds.), Remapping ‘crisis’: A guide to Athens (pp. 154–176). John Hunt Publishing.

Pavoni, A., Zaimakis, Y., & Campos, R. (2021). Introduction: Political graffiti in critical times. In R. Campos, A. Pavoni & Y. Zaimakis (Eds.), Political graffiti in critical times: The aesthetics of street politics. Berghahn Books.

Peponis, G. (2008). The walls belong to the crowd. Pontiki.

Pissa. (2012). Overpainted issue, winter 2012. Pisazine Magazine, 3.

Sakellari, E. (2019, May 21). The Greek borrower before and after the crisis. “Bet” the change of culture for banks and consumers. Naftemporiki.gr. https://m.naftemporiki.gr/story/1477829

Stampoulidis, G. (2016). Rethinking Athens as text: The linguistic context of Athenian graffiti during the crisis. Journal of Language Works-Sprogvidenskabeligt Studentertidsskrift, 1(1), 10–23.

Stavrides, S. (2017). The December 2008 uprising’s stencil images in Athens: writing or inventing traces of the future’. In M. Tsilimpounidi & K. Avramidis (Eds.), Graffiti and street art: reading, writing and representing the city (pp.164–176). Routledge.

Stournaras, Y. (2020, February 24). Lessons from the Greek economic crisis, the challenges and opportunities for the future. Bank of Greece. https://www.bankofgreece.gr/enimerosi/grafeio-typoy/anazhthsh-enhmerwsewn/enhmerwseis?announcement=fc915812-ab24-47ab-9e60-a566653a1f42

Taylor, B. (2008). Urban walls: A generation of collage in Europe & America: Burhan Dogançay with François Dufrêne, Raymond Hains, Robert Rauschenberg, Mimmo Rotella, Jacques Villeglé, Wolf Vostell. Hudson Hills Press.

Tripney, N. (2007, October 26). What role does a poster play? The Guardian. https://www.theguardian.com/stage/theatreblog/2007/oct/26/whatkindofroledoesaposte

Tsilimpounidi, M. (2015). “If these walls could talk”: Street art and urban belonging in the Athens of crisis. Laboratorium, 7(2), 18–35.

Tulke, J. (2017). Visual encounters with crisis and austerity: Reflections on the cultural politics of street art in contemporary Athens. In D. Tziovas (Ed.), Greece in crisis. The cultural politics of austerity (pp. 201–219). IB Tauris.

Zaimakis, G. (2015). Voices of protest on urban receptions of the crisis by political and existential Graffiti. Hellenic Sociological Society, 2(3), 119–143.

Zaimakis, Y. (2016). Youth precariat worlds and protest graffiti in the dystopia of the Greek economic crisis: A cross-disciplinary perspective. Punctum, 2(2), 66–84. https://doi.org/10.18680/hss.2016.0014

Walker, J. A. (1977). Glossary of art, architecture and design since 1945 (2nd ed.). Clive Bingley LTD.

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Ferentinos, P. (2021). A Derme da Crise: Imaginando Atenas em Crise Como uma Colagem Urbana. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 8(1), 175–202. https://doi.org/10.21814/rlec.3219