As Potencialidades do Kamishibai Plurilingue na Educação Para a Diversidade Cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rlec.3610

Palavras-chave:

kamishibai plurilingue, multiculturalismo, interculturalidade, educação intercultural, aprendizagens

Resumo

Os anos 90 ficaram assinalados por um conjunto de transformações de caráter socioeconómico, que alteraram as dinâmicas sociais, potenciando a interligação, a interdependência, a mobilidade, a superação de fronteiras, a redução do espaço e do tempo e o fluxo de informação, abrindo novas possibilidades de acesso à diversidade cultural. Todo este conjunto de perplexidades e de desafios marcam o nosso tempo e exigem um olhar renovado sobre o papel da escola e a aplicação de um novo paradigma de identidade e de cidadania. Daqui sobressai a importância do desenvolvimento de um leque alargado de competências (capacidades, conhecimentos e atitudes) que possam permitir uma maior interação com pessoas que são linguística e culturalmente diferentes. Com este contributo pretende-se aquilatar sobre os benefícios de promover a compreensão e a aceitação das diferenças culturais em contextos educativos através da utilização do kamishibai plurilingue.

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Biografias Autor

Francisco Rocha, Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal

Francisco Luís Pereira da Rocha é doutorado em relações interculturais pela Universidade Aberta, em Lisboa. É mestre em estudos sobre a Europa (Universidade Aberta), e licenciado em comunicação social pelo Instituto Politécnico de Tomar — Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, com pós-graduações em estudos europeus e ciências militares; diploma de estudos avançados em relações interculturais; diploma de estudos especializados em teologia para leigos (Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro). Encontra-se a realizar um estágio de pós-doutoramento no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, subordinado aos Contributos e Desafios Educativos do Kamishibai no Desenvolvimento de Competências Interculturais sob orientação da investigadora do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Rosa Maria Faneca. Em 2013, publicou um livro, junto com outros autores, intitulado Europa, As Interrogações e o Futuro e outros artigos versando atualidade política e social na RADH, no jornal da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, Diário de Aveiro, Jornal de Abrantes e Ilhavense.

Rosa Maria Faneca, Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal

Rosa Maria Faneca é investigadora doutorada do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação e Psicologia (Universidade de Aveiro, Portugal). É a coordenadora nacional do projeto Erasmus+ Kamilala e do concurso nacional de kamishibai plurilingue. Tem participado em diversos projetos nacionais e internacionais sobre a integração da língua portuguesa, línguas de herança, literacia plurilingue, diversidade linguística e cultural, plurilinguismo (Galapro, Mutualisation et Innovation Pour un Réseau de l’Intércomprehension à Distance Programme Transversal [Mutualização e Inovação Para uma Rede de Intercompreensão à Distância Programa Transversal], Koinos, Evaluation des Compétences en Intercompréhension [Avaliação de Competências em Intercompreensão], premiado com o selo de “boas práticas”, Local Linguistic Landscapes for Global Language Education in the School Context [Cenários Linguísticos Locais Para a Educação Global de Línguas no Contexto Escolar], Kamilala) e sobre formação de professores — (In)Fluência, Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo. As suas principais áreas de interesse são a educação plurilingue e intercultural, abordagens plurais para o ensino e aprendizagem de línguas, formação de professores e ensino de línguas de herança. Tem atuado na formação inicial e contínua de professores. Integra a comissão editorial da revista Indagatio Didáctica. É membro da secretaria da Association Éducation et Diversité Linguistique et Culturelle e membro da Rede Kamilala.

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Publicado

2022-06-29

Como Citar

Rocha, F., & Faneca, R. M. (2022). As Potencialidades do Kamishibai Plurilingue na Educação Para a Diversidade Cultural. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 9(1), 31–49. https://doi.org/10.21814/rlec.3610