Manuais Escolares do Primeiro Ciclo no Estado Novo: Representações Culturais, Visuais e Mensagens Ideológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rlec.6368

Palavras-chave:

Estado Novo, Manuais Escolares, Representações Culturais, Ideologia, Propaganda, Nacionalismo

Resumo

Este artigo analisa as representações culturais presentes nos manuais escolares do ensino primário durante o regime do Estado Novo em Portugal. Explora como a educação foi utilizada como instrumento ideológico para incutir valores sociais e reforçar a governação autoritária da época. Através da análise do conteúdo e da estrutura dos manuais escolares, o estudo identifica temas-chave como o nacionalismo, a disciplina moral e a promoção de papéis tradicionais. A investigação adota uma abordagem qualitativa e histórica, focando-se na relação entre educação e propaganda, para desvendar os mecanismos subtis pelos quais o regime influenciava as mentes mais jovens. Os resultados destacam o papel crucial dos manuais escolares como ferramentas culturais para moldar mentes e manter o controlo social no contexto de um Estado autoritário.

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Biografias Autor

Josué Duarte, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal

Josué Duarte é licenciado em Design Gráfico pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e mestre em Design para Comunicação de Moda pela Universidade do Minho. Atualmente, encontra-se a cursar o doutoramento em Ciências da Cultura pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Para além da sua atividade académica como docente na área da Educação Visual e Tecnológica, é autor da obra Vestidos para Obedecer (Clube de Autores) e tem vindo a expor as suas telas abstratas em variadas exposições na zona norte de Portugal.

Marta Barreira, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal

Marta Barreira é licenciada em Gestão Sociocultural, tendo desenvolvido ao longo da sua carreira um forte interesse pelas dinâmicas culturais e sociais. Com um percurso académico sólido, concluiu o mestrado em Gestão, onde aprofundou os seus conhecimentos em estratégias organizacionais e desenvolvimento de projetos. Atualmente, encontra-se a frequentar o doutoramento em Ciências da Cultura, onde investiga temas relacionados com políticas culturais, identidade e património. No âmbito profissional, desempenha o cargo de técnica superior no Gabinete de Candidaturas e Fundos Comunitários do Município de Ribeira de Pena, onde contribui ativamente para o desenvolvimento local.

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Publicado

2025-06-11

Como Citar

Duarte, J., & Barreira, M. (2025). Manuais Escolares do Primeiro Ciclo no Estado Novo: Representações Culturais, Visuais e Mensagens Ideológicas. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 12(1), e025005. https://doi.org/10.21814/rlec.6368