Crianças e infâncias na Cultura Visual: concepções e narrativas fotoetnográficas

Autores

  • Fernanda Mendes Cabral Coelho Universidade Federal da Paraíba
  • Adelaide Alves Dias Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21814/rlec.190

Palavras-chave:

Infâncias, crianças, cultura visual, fotoetnografia, sociologia da infância

Resumo

Este artigo tem o objetivo de ressaltar a importância da Cultura Visual para a compreensão histórica e social das concepções de crianças e infâncias constituídas à luz dos pressupostos teóricos da Sociologia da Infância, bem como destacar o uso da narrativa fotoetnográfica para a compreensão da realidade em pesquisas científicas, mais especificamente relacionadas à Infância. Para tanto, apresenta três narrativas imagéticas produzidas a partir das imagens de crianças dispostas em pesquisas científicas no Brasil, pautadas nos pressupostos epistemológicos e empíricos da História e da Sociologia da Infância. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, de estratégia fotoetnográfica, com uma análise produzida à luz de uma perspectiva crítica e transdisciplinar multireferencial. Através das narrativas fotoetnográficas, o estudo revelou que as infâncias se constituem na multiplicidade das sociedades humanas, em que cada época e contexto oferecem às crianças possibilidades de criação e apropriação cultural, desencadeando assim, novas e inusitadas formas de vida, onde as crianças criam para si estratégias de sobrevivência e resistência. Neste sentido, pensar o universo das culturas infantis na perspectiva da Cultura Visual requer um movimento constante de reflexão sobre como estes espaços refletem concepções e imagens de crianças e contribuem para a formação dessas culturas.

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

Coelho, F. M. C., & Dias, A. A. (2017). Crianças e infâncias na Cultura Visual: concepções e narrativas fotoetnográficas. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 4(1), 271–. https://doi.org/10.21814/rlec.190