O curso de artes visuais do PARFOR-UNEB: breves notas sobre a importância das políticas educativas participativas

Autores

  • Isa Maria Faria Trigo Universidade Federal da Bahia, Departamento de Educação

DOI:

https://doi.org/10.21814/rlec.129

Palavras-chave:

Políticas educativas, Plataforma Paulo Freire, formação de professores, artes, currículo

Resumo

Este ensaio pretende analisar alguns dos caminhos percorridos pelos programas de formação de professores da educação básica oferecidos pela Universidade do Estado da Bahia, desde os anos de 1990. Abordam-se três grandes programas: o Programa Intensivo de Graduação (Rede UNEB 2000), o Programa de Formação de Professores do Estado (PROESP) e, desde 2010, o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, também designado Plataforma Paulo Freire (PARFOR). Analisando de forma mas aprofundada este último, o artigo constitui uma tentativa de descrever as estratégias de resistência dos grupos de trabalho, face à implementação do programa, evidenciando como as soluções criativas podem emergir a partir da dificuldades e impasses dos processos. Neste sentido, os lugares de tensão e de incompletude podem ser meios de transformação e de evolução, tanto no plano das práticas, como das tomadas de decisão políticas. O texto argumenta, finalmente, que as políticas foram obrigadas, no decurso deste processo, a responder às exigências e realidades das populações e instituições envolvidas.

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Publicado

2016-06-18

Como Citar

Trigo, I. M. F. (2016). O curso de artes visuais do PARFOR-UNEB: breves notas sobre a importância das políticas educativas participativas. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 3(2), 283–. https://doi.org/10.21814/rlec.129