Ensinar e Aprender com o Barro: Relatos de uma Educadora em Travessia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rlec.6567

Palavras-chave:

cerâmica, educação, saberes tradicionais, autonomia

Resumo

“Ensinar e Aprender com o Barro” é um ensaio em tom de relato autobiográfico, que percorre a minha trajetória como educadora e ceramista, refletindo sobre processos formativos na cerâmica, observando práticas e saberes de povos tradicionais. Neste texto, propõe-se uma reflexão crítica sobre o acesso à prática cerâmica no Brasil, pensando sobre diferenças entre a prática que desenvolvemos nos centros urbanos e as propostas pelas comunidades que tradicionalmente produzem esta linguagem como forma de sustento e resistência. A fim de tensionar este campo de ensino e aprendizagem, no compartilhamento e na construção coletiva de conhecimento, dialogamos com Paulo Freire, bell hooks, Muniz Sodré, Nego Bispo e outros pensadores, para subverter lógicas coloniais que estruturam tanto o campo da arte quanto o da educação. As artes do fogo, por meio do barro e da produção de cerâmica, podem ser território de confluência, por carregarem as memórias cosmológicas de diversos povos. Os relatos das propostas de aulas, cursos e encontros surgem como faísca compartilhada de orientações metodológicas, com a intenção de instigar e esperançar outros educadores que, assim como eu, buscam caminhos no presente através da observação de saberes e práticas ancestrais. O barro é uma materialidade mítica, coletiva e histórica.

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Biografia Autor

Mariana de Araujo Alves da Silva, Departamento de Artes Plásticas, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil

Mariana de Araujo Alves da Silva é doutoranda em Fundamentos do Ensino e Aprendizagem de Arte na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É mestre em Artes e graduada em Artes Visuais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Integra o Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação. Suas pesquisas abordam comunidades artesãs, cerâmica tradicional e arte popular, com ênfase em aspectos sociais no contexto brasileiro e latino-americano. Atua como educadora em cursos sobre arte, cerâmica e temporalidade artesã, com prática artística voltada ao corpo-território em perspectiva contracolonial.

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

de Araujo Alves da Silva, M. (2025). Ensinar e Aprender com o Barro: Relatos de uma Educadora em Travessia. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 12(2), e025015. https://doi.org/10.21814/rlec.6567

Edição

Secção

Artigos temáticos