O FOTOJORNALISMO DOS PERIÓDICOS CORREIO DA MANHÃ E TRIBUNA DO NORTE E AS MARCAS CULTURAIS DAS FESTAS POPULARES DO MÊS DE JUNHO
DOI:
https://doi.org/10.21814/rlec.61Palavras-chave:
Fotografia jornalística, manifestações culturais, festas de Junho, totocartografia sociocultural, folkcomunicaçãoResumo
Investiga-se e analisa-se as marcas e a produção de sentido sobre a cultura popular, em homenagem aos santos católicos do mês de junho: Santo Antônio, São João e São Pedro (celebrados, respectivamente, nos dias 13, 24 e 29) nas fotografias jornalísticas dos periódicos Tribuna do Norte (Natal, Rio Grande do Norte, Brasil) e Correio da Manhã (Lisboa, Portugal), publicadas no mês de junho de 2012. Toma-se como base teórica e metodológica a Fotocartografia Sociocultural e a Folkcomunicação. Pressupõe-se que tais imagens possuem conteúdo e significados representacionais das manifestações e identidades culturais populares das festas de junho e dos santos católicos daquele mês. Busca-se identificar e analisar como as manifestações e culturas populares foram apropriadas pela mídia fotojornalística.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-06-17
Como Citar
Souza, Élmano R. de A., & Nobre, I. de M. (2014). O FOTOJORNALISMO DOS PERIÓDICOS CORREIO DA MANHÃ E TRIBUNA DO NORTE E AS MARCAS CULTURAIS DAS FESTAS POPULARES DO MÊS DE JUNHO. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 2(1), 161–173. https://doi.org/10.21814/rlec.61
Edição
Secção
Artigos temáticos
Licença
Os autores são titulares dos direitos de autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.