O SERVIÇO PÚBLICO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COMO RECURSO DA POLÍTICA CULTURAL. A experiência portuguesa, 2002-2012

Autores

  • Augusto Santos Silva Universidade do Porto
  • Maria José Ribeiro Câmara Municipal de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.21814/rlec.15

Palavras-chave:

Cultura, política cultural, serviço público de media

Resumo

Não é frequente, em Portugal, a consideração do serviço público de rádio e televisão como um recurso disponível para a política cultural. E, quando ocorre, ela fica demasiado presa de argumentações casuísticas e impressionistas. Contudo, dispomos de uma cópia assinalável de elementos que permitiriam sustentar em bases mais analíticas o debate, académico ou político, desta questão. Abordando a experiência portuguesa entre 2002 e 2012, este artigo examina a relevância do serviço público de comunicação social como recurso cultural. É uma área importante para a investigação empírica conduzida pelos critérios das ciências da comunicação, da sociologia ou da economia. E implica fazer uma leitura objetiva e distanciada dos quadros normativos e das concretas condições de cumprimento, das estratégias de ação e dos respetivos indicadores de desempenho e resultado.

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Publicado

2013-06-16

Como Citar

Silva, A. S., & Ribeiro, M. J. (2013). O SERVIÇO PÚBLICO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COMO RECURSO DA POLÍTICA CULTURAL. A experiência portuguesa, 2002-2012. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 1(1), 183–205 | 206. https://doi.org/10.21814/rlec.15

Edição

Secção

Artigos temáticos