Participação, Cidadania e Ciência: A Experiência do Pergunte aos Cientistas da Agência Escola Universidade Federal do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rlec.3973

Palavras-chave:

divulgação científica, ciência aberta, públicos

Resumo

A comunicação pública da ciência na universidade tem o propósito de incentivar o diálogo entre a sociedade e seus cientistas. Ao envolver o cidadão nos debates sobre suas ações de ensino, pesquisa e extensão, a universidade possibilita a troca de conhecimentos com a comunidade. Aqui discutimos como essa relação é estabelecida por meio do projeto Pergunte aos Cientistas, no qual a população pôde esclarecer dúvidas sobre a COVID-19 com pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. Nós, autoras deste artigo, fazemos parte da Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica da Universidade Federal do Paraná, que se apresenta como a instituição de ensino mais antiga do Brasil. Por meio da análise descritiva, identificamos os públicos que participaram nessa ação e refletimos sobre a aproximação entre a sociedade e os cientistas. Para tanto, acionamos os conceitos de ciência aberta (Recomendação da UNESCO Sobre Ciência Aberta, 2021), divulgação científica (Caldas, 2010; Granado & Malheiro, 2015) e comunicação pública da ciência (Bucchi, 2008; Manso, 2015). Os estudos de formação de públicos (Dewey, 1946; Henriques, 2018) foram fundamentais para compreender como se dá a participação dos públicos no Pergunte aos Cientistas. A iniciativa tem demonstrado a importância de um cidadão ativo e ciente do seu entorno. Nesta troca de comunicação entre cientistas e a sociedade, ambos são beneficiados. Os cientistas conseguem mapear dúvidas e necessidades da população, possibilitando o desenvolvimento de pesquisas a partir das demandas sociais. Por sua vez, a sociedade descobre que também tem espaço para mostrar os seus saberes e adquirir mais conhecimento com uma universidade que abre as portas para a sua comunidade.  

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Biografias Autor

Claudia Irene de Quadros, Programa de Pós-graduação em Comunicação, Departamento de Comunicação, Setor de Artes, Comunicação e Design, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil

Claudia Irene de Quadros é professora permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (Curitiba, Brasil) e doutora em comunicação pela Universidade de La Laguna (La Laguna, Espanha), tendo feito pós-doutorado em comunicação digital na Universidade Pompeu Fabra (Barcelona, Espanha).

Regiane Ribeiro, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Departamento de Comunicação, Setor de Artes, Comunicação e Design, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil

Regiane Ribeiro é professora permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (Curitiba, Brasil), doutora em comunicação e semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo, Brasil).

Patricia Goedert Melo, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Departamento de Comunicação, Setor de Artes, Comunicação e Design, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil

Patricia Goedert Melo é mestre e doutoranda em comunicação pela Universidade Federal do Paraná (Curitiba, Brasil).

Chirlei Kohls, UFPR

Chirlei Diana Kohls é mestre e doutoranda em comunicação pela Universidade Federal do Paraná (Curitiba, Brasil).

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Quadros, C. I., Ribeiro, R. R., Goedert Melo, P., & Kohls, C. D. (2022). Participação, Cidadania e Ciência: A Experiência do Pergunte aos Cientistas da Agência Escola Universidade Federal do Paraná . Revista Lusófona De Estudos Culturais, 9(2), 81–98. https://doi.org/10.21814/rlec.3973