Comunicação Política Digital na Lusofonia: Plataformização e Engajamento

Autores

  • Berta García-Orosa Departamento de Ciencias da Comunicación, Facultade de Ciencias da Comunicación, Universidade de Santiago de Compostela, Santiago de Compostela, Espanha https://orcid.org/0000-0001-6126-7401

DOI:

https://doi.org/10.21814/rlec.3765

Palavras-chave:

comunicação, comunicação política, digital, engajamento-audiência-partido político, português, lusofonia, redes sociais

Resumo

Este artigo oferece uma análise exaustiva das estratégias emergentes de comunicação política digital numa área pouco estudada: a lusofonia. Mediante revisão bibliográfica e análise de conteúdo, foram estudados um total de 25 partidos políticos de cinco países e três continentes diferentes. Os resultados confirmam, por um lado, tendências emergentes comuns a outras áreas geográficas analisadas recentemente, como a inovação nas narrativas digitais, a plataformização e a tendência para o engajamento como interação comunicativa. No entanto, são observadas novas tendências como o uso de mensagens instantâneas, o podcasting, a segmentação de audiência e o engajamento vinculado à neutralização de notícias falsas.

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Biografia Autor

Berta García-Orosa, Departamento de Ciencias da Comunicación, Facultade de Ciencias da Comunicación, Universidade de Santiago de Compostela, Santiago de Compostela, Espanha

Berta García-Orosa é bacharel em ciências da comunicação, bacharel em ciências políticas e administrativas e doutora em ciências da comunicação pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). É professora catedrática da Universidade de Santiago de Compostela e estuda comunicação e política há mais de 20 anos. Ela colaborou em mais de 50 projetos de pesquisa e redes internacionais de pesquisa, cujos resultados foram publicados mais de 100 vezes em bases de dados como Scopus e Journal Citation Reports e editoras como Springer, McGraw Hill e Thomson. Completou visitas de pesquisa e estágio na Universidade do Minho (Portugal), México, Costa Rica, Brasil, Cuba e Uruguai. O Ministério da Educação de Espanha concedeu-lhe três mandatos de pesquisa de 6 anos. Além da sua pesquisa, orientou teses de doutoramento e mestrado, bem como projetos de conclusão de graduação, e ministrou cursos de graduação em jornalismo e comunicação audiovisual, bem como cursos de mestrado em ciência política, ciências da comunicação e estudos hispânicos. Desde 2009, coordena o ensino de inovação em inovação na aprendizagem da comunicação digital. Em termos de experiência administrativa, atuou como secretária de departamento, vice-reitora, coordenadora de licenciatura e mestrado e coordenadora do programa de mobilidade Sistema de Intercâmbio entre Centros Universitários Espanhóis.

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Publicado

2022-06-29

Como Citar

García-Orosa, B. (2022). Comunicação Política Digital na Lusofonia: Plataformização e Engajamento. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 9(1), 155–167. https://doi.org/10.21814/rlec.3765