O ludus midiático: adestramento, coação e reprodução como categorias da experiência da mídia
DOI:
https://doi.org/10.21814/rlec.186Palavras-chave:
Imagem, imaginação, imaginário, lúdico, videogames educacionais, tabletsResumo
Em uma escola particular da cidade de São Paulo, Brasil, tablets são distribuídos aos alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental (crianças de 6 anos) com aplicativos e jogos eletrônicos de fins educativos com material programático condizente à sua fase de aprendizado. Este artigo é resultado da observação do cotidiano das salas de aula com tablet em 2014, feita por Mota e Silva (2016.) supervisionada por Baitello. A partir das informações reunidas, da prática de grupos focais e trabalho mimético com desenhos com as crianças, a pesquisa visava compreender como a inserção daquele meio alterou o ambiente comunicacional tradicional da escola, e como o consumo imagético vindo do aparelho impactou o imaginário das crianças. Constatamos indícios de como as imagens emitidas pelo tablet se sedimentam no imaginário das crianças por meio de um processo que pode ser melhor compreendido evocando as teorias sobre o lúdico propostas por Huizinga (2010), Caillois (1990), aliadas à Antropologia Histórica desenvolvida por Kamper (2002a; 2002b). Um ludus midiático pode ser vetor que define o impacto e a dinâmica da imagem em um ambiente mediático precoce.Downloads
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Publicado
2017-06-30
Como Citar
Baitello Junior, N., & Silva, T. da M. e. (2017). O ludus midiático: adestramento, coação e reprodução como categorias da experiência da mídia. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 4(1), 203–. https://doi.org/10.21814/rlec.186
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Artigos temáticos
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