Selfies de vítimas: imagem e autenticidade em postagens de redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.21814/rlec.180Palavras-chave:
Autenticidade, imagem, redes sociais, vítimaResumo
Este texto procura refletir sobre a exposição crescente que o autorretrato, nomeadamente, as selfies, de pessoas que se enunciam vítimas têm adquirido em sites de redes sociais. As vítimas de violência se declaram e se apresentam em fotografias que expõem situações marcadas pela dor e sofrimento. Pensadas como gesto que configura uma forma de relato de si, estes materiais indicam os aspectos que participam do processo de visibilidade no contexto on-line. Deste modo, dois pontos se destacam no exame deste material: a) funcionam como recurso à afirmação da autenticidade como um dos índices culturais da moral que define o que seria aceitável à declaração daquele que se diz vítima; b) promovem formas de interação afetiva com os demais usuários. O exercício de análise privilegia exemplares recentes veiculados através de uma hashtag de campanha, pelo Instagram.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-06-30
Como Citar
Biondi, A. G. (2017). Selfies de vítimas: imagem e autenticidade em postagens de redes sociais. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 4(1), 103–. https://doi.org/10.21814/rlec.180
Edição
Secção
Artigos temáticos
Licença
Os autores são titulares dos direitos de autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.