Comunicação e Mediação na/da Arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rlec.4832

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Zara Pinto-Coelho, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Zara Pinto-Coelho é professora associada no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho. Doutorou-se em Cências da Comunicação, ramo semiótica, pela Universidade do Minho, em 2003. Os seus interesses de investigação incluem as teorias do discurso e as suas aplicações críticas nos estudos dos média e estudos culturais, em tópicos relacionados com poder, ideologia, desigualdade e injustiça social, por exemplo, na interseção do género com a heterossexualidade, na saúde pública, na participação política e nos movimentos sociais. Atualmente, é cocoordenadora do projeto Passeio — Plataforma de Arte e Cultura Urbana do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.

Helena Pires, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Helena Pires é professora associada no Departamento de Ciências da Comunicação, no Instituto de Ciências Sociais, da Universidade do Minho. Doutorou-se em Ciências da Comunicação, na área de semiótica da comunicação, pela Universidade do Minho, em 2007. Ensina nas áreas de publicidade e semiótica. Tem publicado e desenvolvido trabalho de investigação sobre semiótica da paisagem na arte contemporânea, bem como no âmbito da comunicação e arte, cultura visual e cibercultura. É cocoordenadora da Passeio — Plataforma de Arte e Cultura Urbana do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.

Jean-Marie LaFortune, Laboratoire de Recherche sur les Publics de la Culture, Département de Lettres et Communication Sociale, Université du Québec, Québec, Canadá

Jean-Marie Lafortune é professor do Departamento de Comunicação Social e Pública da Universidade de Québec, em Montreal. Integra o Observatório das Mediações Culturais e o Grupo de Investigação Educação e Museus. É editor da revista Animation, Territoires et Pratiques Socioculturelles. Recentemente dirigiu com Anik Meunier e Jason Lukerhoff o livro La Transmission Culturelle Dans les Musées de Societé (A Transmissão Cultural nos Museus da Sociedade; La Documentation Française, 2022), e escreveu os capítulos Mediation culturelle na obra editada por Camille Alloing, Evaluer la Communication des Organisations (Presses de l'Université du Québec, 2022, pp. 177-195), e  D’outres formes d’ intervention dans le monde Anglo-Saxon: Le modele Étatsunie, no livro editado por Jean-Luc Richelle, Jean-Claude Gillet et l’utopie de l’animation. Action, formation, recherche (Carrières sociales édition, 2022, pp. 183–192).

Referências

Anastasiya, B., Svetlana, M., & Nadezhda, Z. (2020). The significance of art mediation in bridging the communication gaps. KnE Social Sciences, 4(2), 374–389. https://doi.org/10.18502/kss.v4i2.635

Becker, H. (1982). Art worlds. University of California Press.

Bishop, C. (2004). Antagonism and relational aesthetics. October, 110, 51–79. https://www.jstor.org/stable/3397557

Caune, J. (2012). Preface. In J.-M. Lafortune (Ed.), La médiation culturelle: Le sens des mots et l’essence des pratiques (pp. viii–xv). Presses de l’Université du Québec.

Clifford, J. (1997). Museums as contact zones. In J. Clifford (Ed.), Routes: Travel and translation in the late twentieth century (pp. 188–189). Harvard University Press.

Jimenez, M. (2021). A querela da arte contemporânea (J. Alfaro, Trad.). Orfeu Negro. (Trabalho original publicado em 2005)

Lafortune, J.-M. (2012). Introduction. In J.-M., Lafortune (Ed.), La médiation culturelle: le sens des mots et l’essence des pratiques (pp. 1–8). Presses de l’Université du Québec.

Mörsch, C. (2015). Contradecirse una misma. La educación en museos y mediación educativa como práctica crítica. In A. Ceballos & A. Macaroff (Eds.), Contradecirse una misma. Museos y mediación educativa crítica. Experiencias y reflexiones desde las educadoras de la documenta 12 (pp. 10–21). Fundación Museos de la Ciudad.

Pratt, M. L. (1992). Imperial eyes: Travel writing and transculturation. Routledge.

Pro Helvetia. (2017). Time for cultural mediation. Institute for Art Education of Zurich University of the Arts https://prohelvetia.ch/app/uploads/2017/09/tfcm_0_complete_publication.pdf

Rodrigo, J. (2012). Los museos como espacios de mediación: políticas culturales, estructuras y condiciones para la colaboración sostenible en contextos. https://www.kultur-vermittlung.ch/zeit-fuer-vermittlung/download/materialpool/MFV0107.pdf

Schipakina, M. (2020, setembro). Contemporary art is an incredible form of understanding. Maria Lind about curating, educational practices, working with local communities. Curatorial Forum. https://eng.curatorialforum.art/page14142971.html

Publicado

2023-06-29

Como Citar

Pinto-Coelho, Z., Pires, H., & LaFortune, J.-M. (2023). Comunicação e Mediação na/da Arte. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 10(1), 7–12. https://doi.org/10.21814/rlec.4832

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)