De cidade maravilhosa à cidade olímpica: a imagem do Rio de Janeiro como destino turístico

Autores

  • Maria Alice de Faria Nogueira Universidade Estácio de Sá (UNESA)
  • Luiz Flavio La Luna Di Cola Universidade Estácio de Sá (UNESA)

DOI:

https://doi.org/10.21814/rlec.339

Palavras-chave:

Cidade maravilhosa, cidade olímpica, destino turístico, imagem da cidade, Rio 2016

Resumo

Tradicionalmente chamada “Cidade Maravilhosa”, o Rio foi recentemente posto em destaque pelos Jogos Olímpicos quando uma nova imagem da cidade, a “Cidade Olímpica”, foi midiatizada em escala global. Para a tarefa de refletir sobre a transformação da imagem do Rio de Janeiro de “Cidade Maravilhosa” em “Cidade Olímpica”, esse artigo foi buscar nas Ciências Sociais, em especial nos trabalhos do sociólogo John Urry, entre outros autores das áreas do turismo e das mobilidades, o repertório teórico fundamental para tratar dos conceitos de “olhar do turista” e de “destino turístico”, abordados na primeira parte do artigo e que serviram como base para uma análise comparativa entre cartazes publicitários da indústria do turismo, criados entre as décadas de 1910 e 1970, e as cenas da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Nogueira, M. A. de F., & Cola, L. F. L. L. D. (2018). De cidade maravilhosa à cidade olímpica: a imagem do Rio de Janeiro como destino turístico. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 5(2), 83–. https://doi.org/10.21814/rlec.339