Artefacto computacional: elemento central na prática artística em arte e cultura digital
DOI:
https://doi.org/10.21814/rlec.182Palavras-chave:
Artefacto computacional, arte digital/computacional, contemplação estética, cultura digital, média-arte digitalResumo
É discutida a emergência da arte digital e das suas diversas variantes tais como a arte computacional e a média-arte digital. E de como esta forma de expressão artística e cultural se vem afirmando numa contemporaneidade caracterizada pela revolução tecnológica digital. É analisada a natureza da criação e fruição da arte e cultural digital, as práticas artísticas relacionadas e como nestas, o artefacto computacional assume um papel central. Apresentam-se, em contexto, exemplos de artefactos, promovendo-se a sua recensão à luz da arte e cultura digital contemporânea, enquanto se discutem alguns elementos de uma estética dos artefactos computacionais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-06-30
Como Citar
Marcos, A. F. (2017). Artefacto computacional: elemento central na prática artística em arte e cultura digital. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 4(1), 129–. https://doi.org/10.21814/rlec.182
Edição
Secção
Artigos temáticos
Licença
Os autores são titulares dos direitos de autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.