Ciência Cidadã Recíproca e de Baixo Para Cima: Recursos Inexplorados de Novas Ideias. Experiências Preliminares de um Programa de Ciência Cidadã Como Envolvimento Público

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rlec.3996

Palavras-chave:

ciência cidadã, mentoria, ciência cidadã de baixo para cima, empoderamento

Resumo

Na pesquisa científica, a ciência cidadã é amplamente considerada como o envolvimento do público geral em pesquisas científicas iniciadas por universidades, organizações científicas ou centros de investigação. Nessa abordagem de cima para baixo (ciência cidadã chamada top-down), os cidadãos participantes geralmente recolhem dados ou fornecem amostras para pesquisa — ou seja, são considerados assistentes voluntários de pesquisa que seguem instruções. O presente estudo analisa alternativas de ciência cidadã top-down: uma, amplamente conhecida, que é o método bottom-up (de baixo para cima) da ciência cidadã e outra, a abordagem recíproca sugerida pelos autores. Bottom-up é baseado em iniciativas locais e é constituído por projetos liderados pela comunidade. Para a ciência cidadã de baixo para cima, as organizações científicas podem fornecer estruturas metodológicas e organizacionais. No entanto, a ideia e a implementação continuam a pertencer à competência dos cidadãos participantes. A ciência cidadã recíproca surgiu da necessidade de uma abordagem mais holística da ciência cidadã. Como parte disso, identificar projetos viáveis, medir o seu potencial científico e/ou inovativo e integrá-los a um programa de mentores de ciência cidadã são questões a serem discutidas e resolvidas sistematicamente. Este estudo aborda desafios metodológicos na mentoria de projetos de ciência cidadã, abrangendo um conceito de formação de mentores concebido pelo Instituto de Descobertas Transdisciplinares. Incentivar a pesquisa dos cidadãos é necessário para dar um novo impulso às descobertas científicas. As perspectivas de pessoas sem formação científica também podem trazer problemas — principalmente aqueles que exigem abordagens novas e imparciais. A ciência cidadã também pode ser uma solução para alavancar o conhecimento dos que abandonaram a carreira científica.

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Biografias Autor

Evelin Gabriella Hargitai, Institute of Transdisciplinary Discoveries, Medical School, University of Pécs, Pécs, Hungary

Evelin Gabriella Hargitai é uma investigadora e especialista em desenvolvimento, educação, e formador na Universidade de Pécs, Escola Médica, Instituto de Descobertas Transdisciplinares.

Attila Sik, Institute of Transdisciplinary Discoveries, Medical School, University of Pécs, Pécs, Hungria

Attila Sik é um neurocientista, diretor do Instituto de Descobertas Transdisciplinares, com mestrado em administração de empresas pela Escola de Negócios de Warwick (Reino Unido) em liderança e criatividade.

Alexandra Samoczi, Institute of Transdisciplinary Discoveries, Medical School, University of Pécs, Pécs, Hungria

Alexandra Samoczi é uma investigadora assistente no Instituto de Descobertas Transdisciplinares.

Milan Hathazi, Institute of Transdisciplinary Discoveries, Medical School, University of Pécs, Pécs, Hungria

Milan Hathazi is a research assistant at the Institute of Transdisciplinary Discoveries. Graduated as a health developer from the Faculty of Health Sciences of the University of Pécs and obtained a qualification in mental hygiene at the Budapest University of Economics. He is a micro-regional development expert.

Csaba Bogdán, Institute of Transdisciplinary Discoveries, Medical School, University of Pécs, Pécs, Hungria

Csaba Bogdán é engenheiro médico e doutorando da Escola Doutoral de Medicina Clínica da Universidade de Pécs.

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Hargitai, E. G., Sik, A., Samoczi, A., Hathazi, M., & Bogdán, C. (2022). Ciência Cidadã Recíproca e de Baixo Para Cima: Recursos Inexplorados de Novas Ideias. Experiências Preliminares de um Programa de Ciência Cidadã Como Envolvimento Público. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 9(2), 119–135. https://doi.org/10.21814/rlec.3996