O Filme Ilha da Cova da Moura, os Média e a Permanência dos Racismos na Sociedade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rlec.3756

Palavras-chave:

racismos, média, cinema, Ilha da Cova da Moura

Resumo

Para além da escola, do discurso político e dos produtos culturais, os média têm um papel central no processo de aprendizagem dos jovens e na (re)construção de representações recíprocas. A televisão, os média sociais e o cinema são centrais na difusão e reificação de determinadas representações sociais. Neste artigo, exploramos a narrativa do filme Ilha da Cova da Moura de Rui Simões (2010), cruzando os testemunhos das personagens com os resultados da entrevista ao realizador. Este filme explora três temas centrais: (a) a importância do associativismo e da mobilização coletiva no bairro; (b) a ideia de pertença e a agência na comunidade; e (c) o preconceito e discriminação racial vivenciados por habitantes do bairro. A intenção do realizador com este filme é desconstruir os estereótipos associados ao bairro. Argumentamos que este e outros filmes podem constituir instrumentos importantes para uma literacia mediática multidimensional e multicultural. Importa criar espaços, ao longo do processo educativo de crianças e jovens, nos quais os lugares comuns do racismo possam ser discutidos e contestados. Neste contexto, as artes, e especificamente o cinema, têm um papel primordial.

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Biografia Autor

Isabel Macedo, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Isabel Macedo é doutorada em estudos culturais pela Universidade do Minho e Universidade de Aveiro, na área da comunicação e cultura. A sua tese de doutoramento intitula-se Migrações, Memória Cultural e Representações Identitárias: A Literacia Fílmica na Promoção do Diálogo Intercultural. É investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e integra várias associações nacionais e internacionais na área da comunicação, da educação e da cultura visual. É diretora-adjunta da revista Vista. Coeditou a revista Comunicação e Sociedade, volume 34, dedicada ao tema ciências da comunicação e estudos lusófonos, e a Vista, número 2, intitulada Memória Cultural, Imagem, Arquivo. Alguns dos seus principais trabalhos são: “Representations of Dictatorship in Portuguese Cinema” (Representações da Ditadura no Cinema Português; 2017), em coautoria; “Interwoven Migration Narratives: Identity and Social Representations in the Lusophone World” (Narrativas de Migração Interligadas: Identidade e Representações Sociais no Mundo Lusófono; 2016), em coautoria; e “Os Jovens e o Cinema Português: A (Des)Colonização do Imaginário?” (2016).

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Publicado

2022-06-29

Como Citar

Macedo, I. (2022). O Filme Ilha da Cova da Moura, os Média e a Permanência dos Racismos na Sociedade. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 9(1), 51–66. https://doi.org/10.21814/rlec.3756