Arte pública urbana e comunicação turística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rlec.2119

Palavras-chave:

arte pública urbana, comunicação turística, cidade 3.0, turismo comunicativo, web 3.0

Resumo

O presente texto, por um lado, visa descortinar alguns dos debates recentes sobre a arte pública urbana, e as suas práticas mais criativas. Nesta perspetiva, apresenta-se um estudo de caso ilustrativo sobre o Iminente Festival enquanto interculturalidade imanente à arte pública. Em seguida, discute-se a e-arte pública, ou seja, a arte pública que é produzida e partilhada no ciberespaço e no cibertempo. Depois, estas iniciativas artísticas são confrontadas com controvérsias, clássicas e atuais, acerca das culturas móveis como o turismo e, em especial, o processo da comunicação turística. Novas epistemologias e metodologias sociológicas encontram-se igualmente abordadas, e exemplificadas com a Sociologia Artística, a Hibridologia e a Banda Desenhada Sociológica. Finalmente, um breve glossário busca sintetizar e definir alguns conceitos sociológicos que circunscrevem processos sociais centrais, subjacentes à articulação e hibridação entre a arte pública urbana e a comunicação turística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abreu, J. & Castro, L. (Eds.) (2017). Arte pública na era da criatividade digital: atas do colóquio internacional 2017. Porto: Universidade Católica Editora.

Adey, P. Bissell, D., Hannam, K., Merriman, P. & Sheller, M. (Eds.) (2014). The Routledge handbook of mobilities. Londres: Routledge.

Andrade, P. (2020a). Cultural tourism and mobile digital devices: an analysis of tourists in Lisbon through sociological comics and video paper. In C. Sarmento & Quincé (Eds.), Intercultural routes across multicultural spaces: from theory to dialogue (pp. 39-56). Porto: Centro de Estudos Interculturais.

Andrade, P. (2020b). Rua Augusta, um espaço intercultural: comunicação turística via media locativos para a sustentabilidade territorial. In P. Romoaldo et al. (Eds.), Livro de Atas do XII Congresso da Geografia Portuguesa: Geografias de transição para a sustentabilidade (pp. 326-331). Guimarães: Universidade do Minho.

Andrade, P. (2018a). Epistemologia e metodologia do turismo cultural urbano: o caso da Sociologia Artística das culturas móveis e da comunicação turística em redes sociais urbanas. Revista de Comunicação e Sociedade, 33, 215-242.

Andrade, P. (2018b). Mobile art flows: tourism mobilities at the museum. In E. Araújo, R. Ribeiro, P. Andrade & R. Costa (Eds.), Viver em|a mobilidade: rumo a novas culturas de tempo, espaço e distância. Livro de atas (pp. 193-198). Braga: CECS.

Andrade, P. (2017). Cultural e-Tourism depicted by digital discourse: the case of Portuguese networks of e-heritage and discursive innovation. In M. Bielenia-Grajewska & M. Ríos (Eds.), Innovative Perspectives on Tourism Discourse (pp.1-17). Hershey: IGI Global.

Andrade, P. (2016). Transcultural cinema debated in a knowledge network: postcolonial hybrid meanings within resistance cinema, Comunicação e Sociedade, 29, 395 – 411.

Andrade, P. (2015a). Musées virtuels et arts numériques. In M. Veyrat (Ed.), 110 Notions sur les Arts Numériques (pp. 179-80). Paris: Les Éditions de l’Immatériel.

Andrade, P. (2015b). Hybridologie. In M. Veyrat (Ed.), 110 Notions sur les Arts Numériques (pp. 127-8). Paris: Les Éditions de l’Immatériel.

Andrade, P. (2015c). Austerity (Hi)story through sociological comics: a guide to social media and networks against austeritocracy for use by all generations. North Charleston: Create Space.

Andrade, P. (2014). Post-colonial Co-ordinary literature and Web 2.0/3.0: thinking back within transmediatic knowledge. In M. Pope (Ed.), New literary hybrids in the age of multimedia expression: crossing borders, crossing genres (pp.123-144). Amsterdão: John Benjamin Press.

Andrade, P. (2012). Sociology of metaverses: virtual worlds as public and private spaces and cyberspaces. In F. Negri (Ed.), Público e privado na época contemporânea (pp. 311-329). Lisboa: Centro de Estudos Comparatistas, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Andrade, P. (2010a). Introdução. In P. Andrade, C. Marques & J. Barros (Eds.), Arte pública, cidadania: novas leituras da cidade criativa (pp. 13-30). Lisboa: Edições Caleidoscópio.

Andrade, P. (2010b). Arte pública versus arte privada? Alteridades artísticas urbanas e Web 2.0. In P. Andrade, C. Marques & J. Barros (Eds.), Arte pública e cidadania: novas leituras da cidade criativa (pp. 44-67). Lisboa: Edições Caleidoscópio.

Andrade, P. (2010c). Virtualidades do museu e museus virtuais. In P. Andrade (Ed.), Museus, públicos e literacia científico-tecnológica: redes sociais de comunicação de significados no espaço interdimensional do museu (pp. 145-149). Lisboa: Ed. Colibri.

Andrade, P. (2009). Cidadania cultural e literacia artística: lazeres e saberes em museus e cibermuseus da cidade criativa. Comunicação e Sociedade, 14, 51-59.

Andrade, P. (2008). Web 2.0 and digital museums. In L. DeFonso (Ed.), Psicologia e Estética no futuro (pp. 56-60). Chicago: Baywood.

Andrade, P. (2006). Cybermuseus e cibermuseologia: o hybrilog como um Bloseum. In H. Gottesdiener & J. Vilatte (Eds.), Culture and Communication (pp. 553-557). Avignon: International Association of Empirical Aesthetics.

Andrade, P. (2005). Art/Science/Technology - e-art in virtual museums measured by interdimensional networking method. In J. Fróis, P. Andrade & F. Marques (Eds.), Art and science - Proceedings of the XVIII Congress, International Association of Empirical Aesthetics (pp. 59-64). Lisboa: International Association of Empirical Aesthetics.

Andrade, P. (1997). Navegações no cibertempo: viagens virtuais e vitualidades da ciberviagem. Atalaia, 3, 111-124.

Andrade, P. (1993). Sociologia da viagem: deslocações diárias e anti-quotidiano nómada. Revista Crítica de Ciências Sociais, 37, 51-77.

Andrade, P. (1986). A arte Excursionista. Colóquio-Artes, 68, 5-11.

Barton, S. (2011). Working-class organizations and popular tourism, 1840-1970. Manchester: Manchester University Press.

Bhabha, H. (2004). The location of culture. Londres: Routledge.

Canclini, N. (2005). Hybrid cultures: strategies for entering and leaving modernity. Minneapolis: University of Minnesota Press.

Cohen, E. (1979). A phenomenology of tourist experiences. Sociology, 13, 179-201.

Conde, I. (2010). Contrasting narratives: art and culture in the public sphere. In P. Ahonen, S. Hanninen & K. Palonen (Eds.), Fortunae rota volvitur: studies on the writings and other work on Ilka Heiskanen (pp. 276-287). Helsínquia, The Finnish Political Association.

Harvey, D. (1990). The condition of postmodernity: an enquiry into the origins of cultural change. Cambridge, MA: Blackwell.

Huntington, S. (2011). The clash of civilizations and the remaking of world order. Nova Iorque: Simon & Schuster.

Leavy, P. (2009). Method meets art: arts-based research practice. Nova Iorque: The Guilford Press.

MacCannell, D. (1976). The tourist: a new theory of the leisure class. Nova Iorque: Schocken Books.

Minard, J. (2012, 11 de janeiro). London 2012: olympic-inspired art to light up bus stops. BBC News. Retirado de https://www.bbc.com/news/entertainment-arts-16510085

Paul, C. (2006). Digital art/public art: governance and agency in the networked commons. First Monday: peer reviewed journal on the Internet, 7. Retirado de https://firstmonday.org/ojs/index.php/fm/article/view/1616/1531

Peace, S. (2020). Abstract Art Images #9, during Covid-19: Making Art while Cocooning. [s.n].

Richards, G. (2011). Creativity and tourism: the state of the art. Annals of Tourism Research, 38(4), 1225-1253.

Sacco, P. (2011). Culture 3.0: a new perspective for the EU 2014-2020 structural funds programming. Bruxelas: European Expert Network on Culture.

Urry, J. (2007). Mobilities. Cambridge: Polity Press.

Urry, J. & Larsen, J. (2011). The tourist gaze 3.0. Thousand Oaks: Sage.

Publicado

2020-06-29

Como Citar

Andrade, P. (2020). Arte pública urbana e comunicação turística. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 7(1), 39–59. https://doi.org/10.21814/rlec.2119