“Passaporte, Por Favor!”: Resistência Subversiva no Posto de Controlo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rlec.6264

Palavras-chave:

afirmação subversiva, vigilância, segurança aeroportuária e fronteiriça, passaportes, (i)mobilidade

Resumo

Entre 2016 e 2017, o artista Mahmoud Obaidi exibiu a sua instalação, Fair Skies (Céus Justos), no Mathaf: Museu Árabe de Arte Moderna, em Doha, no Catar. Na instalação, incluiu uma série de vídeos de animação em stop motion com bonecos de plástico. Os vídeos recriavam um confronto real que o artista viveu ao tentar embarcar num avião no Aeroporto Internacional George Bush, em Houston, Texas, em 2009. A obra critica as restrições de viagem baseadas na perfilação étnica/racial imposta a indivíduos provenientes de países de maioria árabe e/ou muçulmana. Em 2018, Nadia Gohar criou Self Portrait (Passport Photo Do’s & Don’ts) [Autorretrato (O Que Fazer e Não Fazer Numa Foto de Passaporte)], uma peça composta por fotografias que consistia em autorretratos da artista vestindo diversos artigos de roupa, enquadrados no formato de fotos de passaporte. Algumas fotografias mostram Gohar a usar óculos, um hijab branco ou um niqab preto, outras imagens estão superexpostas ou subexpostas. A sua obra é uma reação às restrições impostas aos pedidos de passaporte e cidadania, às fotografias e a como certos elementos culturais ou religiosos dificultam a aprovação. No terceiro exemplo, o artista Khaled Jarrar afirma a soberania palestiniana ao utilizar passaportes e selos postais estampados com símbolos associados à cultura palestiniana. Live and Work in Palestine (Viver e Trabalhar na Palestina; 2009–) usa documentos oficiais de viagem, como o livro de passaporte, como símbolo de resistência contra a ocupação. O passaporte e os postos de controlo aeroportuários servem como espaços/objetos performativos onde os indivíduos devem tanto afirmar como censurar a(s) sua(s) identidade(s), dependendo dos identificadores geográficos e religiosos. Estas obras são analisadas a partir de uma perspetiva crítica, com um tom satírico, que problematiza a prática contínua de perfilação racial, étnica e religiosa conduzida por agências de controlo e segurança fronteiriça, como a Transportation Security Administration (Autoridade de Segurança dos Transportes; TSA), órgão federal do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos. O artigo analisa de que modo cada obra intensifica a perfilação frequentemente exercida e aplicada pelos serviços de segurança aeroportuária, postos de controlo e agências de patrulha fronteiriça, configurando formas de controlo corporal e humilhação. Estas práticas restritivas mantêm-se em vigor — e, por vezes, são mesmo intensificadas — numa era de céus (in)justos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Jenna Altomonte, Department of Art, Mississippi State University, Mississippi State, MS, United States of America

Jenna Altomonte é professora associada de História da Arte na Mississippi State University. As suas principais áreas de investigação centram-se na arte contemporânea global e nos estudos de performance digital, com especialização em práticas de intervenção política e social. Os seus atuais esforços de investigação respondem a espaços contestados, ocupados e conflituosos na era pós-11 de setembro. Atualmente, docente investigadora no âmbito do programa Charles E. Scheidt para a Prevenção de Atrocidades, promovido pelo Institute for Genocide and Mass Atrocity Prevention da Binghamton University. As suas publicações recentes e previstas incluem: “Look to the Skies: Aerial Aesthetics in the Age of Telepresence” (Olhem para os Céus: Estéticas Aéreas na Era da Telepresença) no Human Rights in the Age of Drones: Critical Perspectives on Post-9/11 Literature, Film and Art (Direitos Humanos na Era dos Drones: Perspetivas Críticas sobre Literatura, Cinema e Arte Pós-11 de setembro; 2024) e “Interdisciplinary Approaches to Discourses of Terrorism in the Post-9/11 Classroom: Teaching Across Visual Culture, Literature, and Law” (Abordagens Interdisciplinares aos Discursos sobre o Terrorismo na Sala de Aula Pós-11 de setembro: Ensino através da Cultura Visual, da Literatura e do Direito) no 9/11 and Its Aftermaths (11 de setembro e as suas consequências; 2024). A sua investigação foi financiada pela NEH, pelo Palestinian American Research Center e pelo Council of American Overseas Research Centers.

Referências

American Civil Liberties Union. (n.d.). ACLU v. TSA. ACLU. Retrieved September 20, 2024, from https://www.aclu.org/cases/aclu-v-tsa#legal-documents

American Civil Liberties Union. (2004). Sanctioned bias: Racial profiling since 9/11. ACLU. https://www.aclu.org/report/racial-profiling-911-report

Amnesty International. (2023, May 2). Israel and occupied Palestinian territories: Automated apartheid: How facial recognition fragments, segregates and controls Palestinians in the OPT. Amnesty International. https://www.amnesty.org/en/documents/mde15/6701/2023/en

Amnesty International UK. (2020, October 6). A licence to discriminate: Trump's Muslim & refugee ban. Amnesty International. https://www.amnesty.org.uk/licence-discriminate-trumps-muslim-refugee-ban

Arns, I., & Sasse, S. (2006). Subversive affirmation: On mimesis as a strategy of resistance. In IRWIN (Ed.), East art map: Contemporary art and Eastern Europe (pp. 444–455). MIT Press.

ArtFacts. (n.d.). Fair skies: Mahmoud Obaidi at project Space. Retrieved November 15, 2024, from https://artfacts.net/exhibition/fair-skies:-mahmoud-obaidi-at-project-space/792008

Bahdi, R. (2003). No exit: Racial profiling and Canada's war against terrorism. Osgoode Hall Law Journal, 41(2/3), 293–317.

Baker, E. (2002). Flying while Arab—Racial profiling and air travel security. Journal of Air Law and Commerce, 67(4), 1375–1495. https://scholar.smu.edu/jalc/vol67/iss4/9

Bouarrouj, K. (2016). Standing against a world of walls: The resistance art of Khaled Jarrar. Institute of Palestine Studies. https://www.palestine-studies.org/en/node/232223

Elias, B., Frittelli, J., & Peterman, D. R. (2021). Transportation security: Background and issues for the 117th Congress. Congressional Research Service. https://www.congress.gov/crs_external_products/R/PDF/R46678/R46678.1.pdf

Executive Order 13769 of January 27, 2017. (2017). Protecting the nation from foreign terrorist entry into the United States. Federal Register. Retrieved May 20, 2025, from https://www.federalregister.gov/documents/2017/02/01/2017-02281/protecting-the-nation-from-foreign-terrorist-entry-into-the-united-states

Froehlich, J. (2020, July 8). They even stole the rainbow: New stamp by Khaled Jarrar. InEnArt: Interactive Enthusiasts in Art. http://www.inenart.eu/?p=25858

Goodfriend, S. (2023). Algorithmic state violence: Automated surveillance and Palestinian dispossession in Hebron’s old city. International Journal of Middle East Studies, 55(3), 461–478. https://www.doi.org/10.1017/S0020743823000879

Gohar, N. (n.d.). Passport photo (Do's & don'ts). Nadia Gohar. Retrieved November 17, 2024, from https://nadiagohar.com/passport-photo-dos-donts

Government of Canada. (n.d.a). Passport photos. Retrieved December 1, 2024, from https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/canadian-passports/photos.html#photo

Government of Canada. (n.d.b). Request for a Canadian passport without place of birth. Retrieved September 18, 2024, from https://www.canada.ca/content/dam/ircc/migration/ircc/english/passport/forms/pdf/pptc077-eng.pdf

Government of Canada. (2023, September 9). How your photos should look for a secure status card. https://www.sac-isc.gc.ca/eng/1333474227679/1572461782133

Inter-American Commission on Human Rights. (2023). Report for the Inter-American Commission on Human Rights, 186th period of sessions public hearing on the situation of human mobility from an ethnic-racial approach. The Promise Institute for Human Rights. https://promiseinstitute.law.ucla.edu/wp-content/uploads/2023/07/2023-Situation-of-human-mobility-from-an-ethnic-racial-approach.pdf

Keshavarz, M. (2019). The design politics of the passport: Materiality, immobility, and dissent. Bloomsbury.

Lambert-Beatty, C. (2009). Make-believe: Parafiction and plausibility. October, 129, 51–84. https://www.jstor.org/stable/40368563

Loeb, B. S. (n.d.). TWA 800 overview. National Transportation Safety Board. Retrieved May 5, 2025, from https://www.ntsb.gov/news/events/documents/moriches_ny-TWA_800_Overview.pdf

Lyon, D. (2008). Filtering flows, friends, and foes: Global surveillance. In M. Salter (Ed.), Politics at the airport (pp. 29–49). University of Minnesota Press.

Mathaf: Arab Museum of Modern Art. (2017). Fair skies [Exhibition pamphlet].

Merx, S., & Nibbelink, L. G. (2022, January 20). Subversive affirmation: Imitation 2.0. APRIA Journal. https://apria.artez.nl/subversive-affirmation

Monro, D. H. (1988). Theories of humor. In L. Behrens & L. J. Rosen (Eds.), Writing and reading across the curriculum (3rd ed., pp. 349–355). Scott, Foresman and Company. https://www.bookofthrees.com/theories-of-humor-monro/

Murphy, M. C. (2011, July 21). Palestinian artist Khaled Jarrar wants to stamp your passport. The Electronic Intifada. https://electronicintifada.net/blogs/maureen-clare-murphy/palestinian-artist-khaled-jarrar-wants-stamp-your-passport

National Commission on Terrorist Attacks. (2004). The aviation security system and the 9/11 attacks: Staff statement no. 3. National Commission on Terrorist Attacks upon the United States.

Obaidi, M. (n.d.). How not to look like a terrorist in the eyes of an American airport authority. Cargo Collective. Retrieved June 14, 2025, from https://cargocollective.com/obaidiart/How-not-to-look-like-a-terrorist-In-the-eyes-of-an-American-Airport

Polacco, A. (2016, September 22). Artist makes statement on racial profiling through "Fair skies" exhibit at Mathaf. I Love Qatar. https://www.iloveqatar.net/news/general/artist-makes-statement-on-racial-profiling-through-fair-skies-exhibit-at-mathaf

Schultz, A. (2015). John Heartfield: A political artist's exile in London. In D. Dethloff, T. Murdoch, K. Sloan, & C. Elam (Eds.), Burning bright: Essays in honour of David Bindman (pp. 253–263). UCL Press.

U.S. Customs and Border Protection. (2024, March 6). Trusted traveler program denials. https://www.cbp.gov/travel/trusted-traveler-programs/program-denials

U.S. Department of Homeland Security. (2015). Department of Homeland Security Office for Civil Rights and Civil Liberties: Fiscal year 2015 report to Congress. https://www.dhs.gov/sites/default/files/publications/crcl-fy-2015-annual-report.pdf

Vartanian, L. (2021, November 6). Thana Faroq and Nadia Gohar: The passport photo. Tribe: Photography & image from the Arab world, (7). https://www.tribephotomagazine.com/issue-07/thana-faroq-and-nadia-gohar-the-passport-photo

Wald, M. L. (2001, January 31). Long before verdict, Lockerbie changed airport security. The New York Times. https://www.nytimes.com/2001/01/31/world/long-before-verdict-lockerbie-changed-airport-security.html

Żmijewski, A., & Warsza, J. (n.d.). State of Palestine by Khaled Jarrar. Berlin Biennale. Retrieved September 20, 2024, from http://bb7.berlinbiennale.de/en/projects/state-of-palestine-by-khaled-jarrar-2-20395.html

Publicado

2025-06-25

Como Citar

Altomonte, J. (2025). “Passaporte, Por Favor!”: Resistência Subversiva no Posto de Controlo. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 12(1), e025007. https://doi.org/10.21814/rlec.6264