Processo de Ingresso no Ensino Superior de Estudantes Imigrantes e Refugiados: Uma Revisão Sistemática

Autores

  • Efrén Alvarado Cevallos Faculdade de Psicologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9610-5194
  • Enrickson Varsori Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Univrsidade do Minho, Braga, Portugal/Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8875-9278
  • Alexandre Anselmo Guilherme Centro de Internacionalização da Educação Brasil-Austrália, Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4578-1894

DOI:

https://doi.org/10.21814/rlec.5711

Palavras-chave:

estudantes refugiados, estudantes imigrantes, universidade, políticas de ação afirmativa, ensino superior

Resumo

O presente trabalho é uma revisão da literatura e desenvolve um quadro de compreensão teórica sobre os fenômenos migratórios transnacionais relacionados ao crescimento dos deslocamentos globais e às oportunidades de ingresso no ensino superior por meio da sistematização da literatura disponível em 15 artigos. Foram usados o PRISMA Scopus Review, ferramenta especializada nesse tipo de produção científica, e o programa de processamento da informação de uso livre Ryyan, que é um software amplamente difundido na produção de revisões sistemáticas. É construída uma análise crítica sobre como operam os princípios da equidade nas atividades de admissão institucional. Este trabalho instrumentaliza os aportes teóricos fornecidos pela teoria institucional de Scott (2004), considerando a relação existente entre a integração acadêmica materializada em disposições institucionais, com um impacto na vida dos estudantes em contexto de mobilização forçada, ao implicarem determinações sociais, culturais e políticas que influenciam a forma como os discursos são conceptualizados e construídos (Scott, 2004). Argumenta-se que estes constructos de equidade têm impacto na materialização de políticas relacionadas com a justiça social organizadas pelos estados. O artigo discute como as políticas e práticas institucionais, padronizadas para a construção de aplicações e normas de acesso e equidade, acabam criando novas exclusões para migrantes. Realiza-se uma análise crítica dos arranjos institucionais que são utilizados para atender às necessidades educacionais das pessoas em busca de asilo, destacando a participação de organizações não estatais, buscando gerar debates que possam levar a mudanças mais estruturais.

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Biografias Autor

Efrén Alvarado Cevallos, Faculdade de Psicologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Efrén Alvarado Cevallos é mestrando no Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, Brasil. É licenciado em Filosofia e Pedagogia pela Universidade Politécnica Salesiana do Equador em Quito, e é psicólogo clínico pela Universidad Central del Ecuador, também em Quito. Com experiência de trabalho em fenômenos sociais relacionados com a mobilidade humana, a sua área de investigação social são os movimentos transnacionais e as deslocações humanas derivadas de conflitos armados na Colômbia, Equador e Brasil.

Enrickson Varsori , Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Univrsidade do Minho, Braga, Portugal/Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Enrickson Varsori é doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (2016–2023), mestre em Comunicação Multimédia pela Universidade de Aveiro (2014–2016) e licenciado em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Londrina — Brasil (2009–2012).
Tem particular interesse na investigação sobre os seguintes temas: usos das tecnologias de hiperconexão; perceção objetiva e subjetiva do tempo; e quotidiano juvenil. Entre 2014 e 2017, integrou o Centro de Investigação em Media e Interação Digital da Universidade de Aveiro, com investigação relacionada com a televisão digital, para além da sua dissertação de mestrado, centrada nas tecnologias digitais. Atualmente é colaborador acadêmico na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Alexandre Anselmo Guilherme, Centro de Internacionalização da Educação Brasil-Austrália, Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Alexandre Anselmo Guilherme possui graduação MA Honours em Filosofia, pela University of Edinburgh (2001), mestrado em Filosofia, pela University of St Andrews (2002), doutorado em Filosofia, pela Durham University (2008), e pós-doutorado pelo Institute of Advanced Studies in Humanity, University of Edinburgh (2010). Trabalhou nas universidades de Edinburgh, Durham e Liverpool Hope University. Foi professor visitante da Faculdade de Educação da University of Cambridge, e de outras como University of Maastricht, Universitat Bern, Université de Neuchatel, Universitet i Oslo, Université de Luxembourg e University of Haifa. Visitou, muitas vezes, a trabalho o Buber Archives na National and University Library of Israel e o Yad Vashem (Holocaust Museum) em Jerusalém, Israel. Atualmente é professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e violência e educação e diálogo.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Alvarado Cevallos, E., Varsori , E., & Guilherme, A. A. . (2024). Processo de Ingresso no Ensino Superior de Estudantes Imigrantes e Refugiados: Uma Revisão Sistemática. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 11(2), e024020. https://doi.org/10.21814/rlec.5711