A Escada do Poder: Comunicação de Ciência e Ciência Cidadã

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rlec.4059

Palavras-chave:

comunicação participativa de ciência, ciência cidadã, escada de participação

Resumo

A 28 de março de 2022, a Journal of Science Communication publicou um número especial sobre comunicação participativa de ciência com 15 artigos e ensaios. A edição especial da Journal of Science Communication suscitou um debate entre os quatro editores sobre a formulação da chamada de trabalhos. Qual é a diferença entre “comunicação participativa de ciência” e “ciência cidadã”? Serão pontos distintos ao longo de um continuum entre “simples” e “mais envolvidos”? Será que a “ciência cidadã” engloba a “comunicação participativa de ciência”? E será que toda a “ciência cidadã” é participativa? Uma das principais considerações será o nível de envolvimento dos “cidadãos” nestes esforços e que tal consideração se traduz em questões de poder. Este ensaio explora as definições de comunicação participativa de ciência e ciência cidadã. Examina cada um destes conceitos através do quadro das relações de mudança e do desequilíbrio de poder implícito entre cientistas e vários públicos. Ao fazê-lo, revisitamos o trabalho de Sherry Arnstein (1969), “Ladder of Citizen Participation” (Escada de Participação Cidadã), e construímos escadas complementares para a comunicação da ciência e da ciência cidadã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Thomas Gascoigne, Centre for the Public Awareness of Science, The Australian National University, Camberra, Austrália

Toss Gascoigne é bolseiro visitante no Centre for Public Awareness of Science da Universidade Nacional da Austrália. É ex-presidente e membro vitalício dos Australian Science Communicators e da International Network for the Public Communication of Science and Technology. O seu interesse recai sobre as relações entre ciência e política. Durante 15 anos, foi diretor-executivo de organizações nacionais na Austrália: a Federation of Australian Scientific and Technological Societies e o Council for the Humanities, Arts and Social Sciences. Publicou sobre a história da comunicação científica, sobre a possibilidade deste campo ser considerado uma disciplina, formação de cientistas em comunicação, e comunicação participativa de ciência. Escreveu também sobre a criação da “Science Meets Parliament” (Ciência ao Encontro do Parlamento), um programa que permite aos cientistas defender a ciência e a investigação através de encontros com políticos nacionais, que foi reproduzido internacionalmente.

Jenni Metcalfe, Centre for the Public Awareness of Science, The Australian National University, Camberra, Austrália

Jenni Metcalfe é a fundadora e diretora da Econnect Communication, criada em 1995 para auxiliar os cientistas na comunicação da sua investigação. Tem sido comunicadora científica desde 1989, como jornalista, profissional e investigadora. Publicou inúmeros trabalhos e artigos sobre comunicação científica. É membro do comité científico da International Public Communication of Science and Technology desde 1996. É atualmente presidente. A sua paixão é fazer comunicação de ciência que faça uma diferença positiva na vida das pessoas. Jenni Metcalfe acredita que cada pessoa tem o direito de compreender e de se envolver com a ciência para tomar decisões mais informadas sobre questões e oportunidades que afetem as suas vidas. É uma bolseira visitante no Centre for Public Awareness of Science da Universidade Nacional da Austrália e integra o grupo consultivo de peritos do International Science Council sobre o valor público da ciência.

Michelle Riedlinger, School of Communication, Queensland University of Technology, Brisbane, Austrália

Michelle Riedlinger é professora sénior na School of Communication da Universidade de Tecnologia de Queensland. Os seus interesses de investigação abrangem o envolvimento público online com a investigação ambiental, agrícola e sanitária, papéis emergentes para comunicadores de ciência “alternativos”, e práticas de verificação de factos baseadas em provas. A sua investigação assenta em teorias dos média, abordagens culturais à ciência, identidade social, e linguística pragmática. É coinvestigadora no Social Sciences and Humanities Research Council — projetos financiados para a investigação da circulação pública, da investigação em saúde e do jornalismo explicativo. Trabalha como profissional de comunicação de ciência há mais de 25 anos em projetos centrados na variabilidade climática, salinidade de terras secas, ecologia, gestão de bacias hidrográficas, e saúde fluvial. Riedlinger é a editora-chefe do Journal of Science Communication, e preside ao Web and Social Media Committee for the Public Communication of Science and Technology Network.

Referências

Arnstein, S. R. (1969). A ladder of citizen participation. Journal of the American Institute of Planners, 35, 216–224. https://doi.org/10.1080/01944366908977225 DOI: https://doi.org/10.1080/01944366908977225

Ayure, M., & Triana, R. (2022). Participatory science communication for transformation in Colombia. Journal of Science Communication, 21(2), 1–12. https://doi.org/10.22323/2.21020403 DOI: https://doi.org/10.22323/2.21020403

Barbosa, L., del Cañizo, C., & Revuelta, G. (2022). Participatory citizen science in solar energy research: Going beyond data collection to promote the energy transition. Journal of Science Communication, 21(2), 1–9. https://doi.org/10.22323/2.21020806 DOI: https://doi.org/10.22323/2.21020806

Bonney, R., Cooper, C. B., Dickinson, J., Kelling, S., Phillips, T., Rosenberg, K. V., & Shirk, J. (2009). Citizen science: A developing tool for expanding science knowledge and scientific literacy. BioScience, 59(11), 977–984. https://doi.org/10.1525/bio.2009.59.11.9 DOI: https://doi.org/10.1525/bio.2009.59.11.9

Campos, R. (2022). Including younger children in science-related issues using participatory and collaborative strategies: A pilot project on urban biodiversity. Journal of Science Communication, 21(2), 1–16. https://doi.org/10.22323/2.21020807 DOI: https://doi.org/10.22323/2.21020807

Cornell Lab. (n.d.). Rick Bonney. The Cornell Lab of Ornithology. https://www.birds.cornell.edu/home/staff/rick-bonney/

Friedman, R., & Rosen, G. (2021). David vs. Goliath? Leveraging citizen science in Israel’s energy debates. Energy Research & Social Science, 71, 1–9. https://doi.org/10.1016/j.erss.2020.101797 DOI: https://doi.org/10.1016/j.erss.2020.101797

Hecker, S., Haklay, M., Bowser, A., Makuch, Z., Vogel, J., & Bonn, A. (2018). Innovation in open science, society and policy – Setting the agenda for citizen science. In S. Hecker, M. Haklay, A. Bowser, Z. Makuch, J. Vogel, & A. Bonn (Eds.), Citizen science: Innovation in open science, society and policy (pp. 1–24). UCL Press. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv550cf2.8

Holliman, R., Adams, A., Blackman, T., Collins, T., Davies, G., Dibb, S., Grand, A., Holti, R., McKerlie, F., Mahony, N., & Wissenburg, A. (2015). An open research university: Final report. The Open University. http://oro.open.ac.uk/44255/

Irwin, A. (1995). Citizen science: A study of people, expertise and sustainable development (1st ed.). Routledge. https://doi.org/10.4324/9780203202395 DOI: https://doi.org/10.4324/9780203202395

Leitch, A. (2022). Participatory science communication needs to consider power, place, pain and ‘poisson’: A practitioner insight. Journal of Science Communication, 21(2), 1–15. https://doi.org/10.22323/2.21020801 DOI: https://doi.org/10.22323/2.21020801

Lin, C. (2022). Emergence of perceptions of smart agriculture at a community/campus farm: A participatory experience. Journal of Science Communication, 21(2), 1–15. https://doi.org/10.22323/2.21020202 DOI: https://doi.org/10.22323/2.21020202

Metcalfe, J. (2019). Comparing science communication theory with practice: An assessment and critique using Australian data. Public Understanding of Science, 28(4), 382–400. https://doi.org/10.1177%2F0963662518821022 DOI: https://doi.org/10.1177/0963662518821022

Metcalfe, J. (2022). Comparing science communication theory with participatory practice: Case study of the Australian Climate Champion Program. Journal of Science Communication, 21(2), 1–23. https://doi.org/10.22323/2.21020204 DOI: https://doi.org/10.22323/2.21020204

Metcalfe, J., Gascoigne, T., Medvecky, F., & Nepote, A. C. (2022). Participatory science communication for transformation. Journal of Science Communication, 21(2), 1–11. https://doi.org/10.22323/2.21020501 DOI: https://doi.org/10.22323/2.21020501

Organizing Engagement. (n.d.). Models: Ladder of citizen participation. https://organizingengagement.org/models/ladder-of-citizen-participation/

Robinson, L. D., Cawthray, J. L., West, S. E., Bonn, A., & Ansine, J. (2018). Ten principles of citizen science. In S. Hecker, M. Haklay, A. Bowser, Z. Makuch, J. Vogel, & A. Bonn (Eds.), Citizen science: Innovation in open science, society and policy (pp. 27–40). UCL Press. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv550cf2.9

Smallman, M. L., Lock, S., & Miller, S. (2020) United Kingdom: The developing relationship between science and society. In T. Gascoigne, B. Lewenstein, L. Massarani, B. Schiele, P. Broks, M. Riedlinger, & J. Leach (Eds.), Communicating science: A global perspective (pp. 931–958). ANU (Australian National University) Press. https://doi.org/10.22459/CS.2020 DOI: https://doi.org/10.22459/CS.2020

Standerfer, C., Loker, E., & Lochmann, J. (2022). Look before you leap: Assessing community readiness for action on science and health policy issues. Journal of Science Communication, 21(2), 1–12. https://doi.org/10.22323/2.21020803 DOI: https://doi.org/10.22323/2.21020803

Thomas, V., & Cassidy, A. (2022). Practicing engaged research through pandemic times: Do not feed the animals? Journal of Science Communication, 21(2), 1–20. https://doi.org/10.22323/2.21020205 DOI: https://doi.org/10.22323/2.21020205

Publicado

2022-12-22

Como Citar

Gascoigne, T., Metcalfe, J., & Riedlinger, M. (2022). A Escada do Poder: Comunicação de Ciência e Ciência Cidadã. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 9(2), 15–27. https://doi.org/10.21814/rlec.4059