Literatura e turismo no digital: o caso de Lisboa e Fernando Pessoa

Autores

  • Bruno Barbosa Sousa Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR) / Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT), Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Portugal http://orcid.org/0000-0002-8588-2422
  • Ana Margarida Anjo Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT), Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/rlec.2574

Palavras-chave:

comunicação, Humanidades Digitais, turismo literário, literatura, Pessoa

Resumo

A cultura é uma das maiores motivações dos turistas quando estes decidem visitar um destino. A oferta presente no turismo cultural é bastante diversificada, pelo que cada vez mais se tem subdivido em diferentes categorias. Embora seja ainda prematuro em Portugal, o turismo literário constitui um nicho de turismo com capacidade de exploração, não só devido aos escritores portugueses de renome, mas também porque os lugares por onde passaram, e nos quais se inspiraram, constituem elementos patrimoniais únicos. Assim sendo, a presente investigação pretende abordar os conceitos de turismo cultural e turismo literário, assim como a sua ligação ao digital. Posteriormente, como caso de estudo, é explorado o escritor português, Fernando Pessoa, e os lugares literários marcantes na sua terra natal, Lisboa, que podem ser combinados e apresentados num itinerário digital. Numa perspetiva interdisciplinar, o presente estudo apresenta contributos para o marketing (digital) e para o turismo numa vertente literária.

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

Sousa, B. B., & Anjo, A. M. (2020). Literatura e turismo no digital: o caso de Lisboa e Fernando Pessoa. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 7(2), 185–201. https://doi.org/10.21814/rlec.2574