Subsídios para a análise da festa: o carnaval visto pelas Ciências Sociais
DOI:
https://doi.org/10.21814/rlec.2110Palavras-chave:
festa, carnaval, Ciências Sociais, teoriaResumo
As festas nem sempre são objetos de estudo levados a sério, mas atraem há muito a atenção de cientistas sociais e outros investigadores. No entanto, a sua análise tende a restringir-se e fechar-se nalgumas conceções clássicas que, sendo relevantes e úteis, tornaram-se meros chavões e não fazem jus à riqueza e complexidade deste campo de estudo. Este artigo pretende fornecer alguns subsídios para a análise da festa, focando-se particularmente no carnaval e no modo como este tem sido tratado pelas Ciências Sociais. Começa por expor e discutir algumas recorrências teóricas – designadamente as teorias da inversão, da válvula de escape, da resistência e da communitas – para depois apresentar outras perspetivas de análise que olham para diferentes facetas da festa – cultural, social, económica e política – sugerindo assim abordagens mais aprofundadas e comprometidas com a realidade social e menos reféns da abstração e secura dos modelos teóricos.
Downloads
Referências
Agier, M. (1992). Ethnopolitique: racisme, statuts et mouvement noir à Bahia. Cahiers d’Études Africaines, 32(125), 53-81. https://doi.org/10.3406/cea.1992.2088
Agier, M. (1992). Ethnopolitique: racisme, statuts et mouvement noir à Bahia. Cahiers d’Études Africaines, 32(125), 53-81. https://doi.org/10.3406/cea.1992.2088
Agier, M. (1996). As mães pretas do Ilê Aiyê: nota sobre o espaço mediano da cultura. Afro-Ásia, (18), 189-203. http://dx.doi.org/10.9771/1981-1411afro-ásia.v0i18.20905
Agier, M. (2000). Anthropologie du carnaval. La ville, la fête et l’Afrique à Bahia. Marseille: Éditions Parenthèses.
Armstrong, P. (2010). Bahian carnival and social carnivalesque in trans-Atlantic context. Social Identities, 16(4), 447-469. https://doi.org/10.1080/13504630.2010.497722
Bakhtin, M. (1984/1965). Rabelais and his world. Bloomington: Indiana University Press.
Balandier, G. (1999). O inverso. In O poder em cena (pp. 67-94). Coimbra: Minerva.
Baroja, J. C. (1965). El carnaval. Análisis histórico-cultural. Madrid: Taurus.
Caillois, R. (1988/1939, 1950). O sagrado de transgressão: teoria da festa. In O Homem e o sagrado (pp. 95-124). Lisboa: Edições 70.
Caillois, R. (2001/1958). Man, play, and games. Urbana; Chicago: University of Illinois Press.
Chasteen, J. C. (1996). The prehistory of samba: carnival dancing in Rio de Janeiro, 1840-1917. Journal of Latin American Studies, 28(1), 29-47. https://doi.org/10.1017/S0022216X00012621
Cohen, A. (1980). Drama and politics in the development of a London carnival. Man, 15(1), 65-87. https://doi.org/10.2307/2802003
Cohen, A. (1993). Masquerade politics: explorations in the structure of urban cultural movements. Oxford; Providence: Berg.
Da Matta, R. (1977/1973). O carnaval como um rito de passagem. In Ensaios de Antropologia estrutural (pp. 19-66). Petrópolis: Editora Vozes.
Da Matta, R. (1997/1979). Carnavais, malandros e heróis. Para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Editora Rocco.
Fernandes, N. da N. (2001). Escolas de samba: sujeitos celebrantes e objetos celebrados. Rio de Janeiro, 1928-1949. Rio de Janeiro: Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.
Freitas, P. A. de. (1994). Playing mas’: the construction and deconstruction of national identity in the Trinidad carnival. Tese de doutoramento. Hamilton: McMaster University.
Freitas, P. A. de. (2007). The masquerader-anthropologist: the poetics and politics of studying carnival. In G. L. Green & P. W. Scher (Eds.), Trinidad carnival. The cultural politics of a transnational festival (pp. 48-61). Bloomington; Indianapolis: Indiana University Press.
Geertz, C. (1973). The interpretation of cultures. Selected essays. New York: Basic Books.
Gluckman, M. (1955). The licence in ritual. In Custom and conflict in Africa (pp. 109-136). Oxford: Basil Blackwell.
Gluckman, M. (1963). Rituals of rebellion in South-East Africa. In Order and rebellion in tribal Africa (pp. 110-136). London: Cohen & West.
Green, G. L. (2002). Marketing the nation. Carnival and tourism in Trinidad and Tobago. Critique of Anthropology, 22(3), 283-304. https://doi.org/10.1177/0308275X02022003759
Green, G. L. (2007a). ‘Come to life’: authenticity, value, and the carnival as cultural commodity in Trinidad and Tobago. Identities, 14(1–2), 203-224. https://doi.org/10.1080/10702890601102670
Green, G. L. (2007b). Authenticity, commerce, and nostalgia in the Trinidad carnival. In G. L. Green & P. W. Scher (Eds.), Trinidad carnival. The cultural politics of a transnational festival (pp. 62-83). Bloomington; Indianapolis: Indiana University Press.
Green, G. L. & Scher, P. W. (Eds.) (2007). Trinidad carnival. The cultural politics of a transnational festival. Bloomington; Indianapolis: Indiana University Press.
Heers, J. (1987). Festas de loucos e carnavais. Lisboa: Dom Quixote.
Ho, C. G. T. (2000). Popular culture and the aesthetization of politics: hegemonic struggle and postcolonial nationalism in Trinidad carnival. Transforming Anthropology, 9(1), 3-18. https://doi.org/10.1525/tran.2000.9.1.3
Le Roy Ladurie, E. (1979). Le carnaval de romans. De la chandeleur au mercredi des cendres 1579-1580. Paris: Gallimard.
Lorena Santos, M. do C. (2018). Classe, memória e identidade em Cabo Verde: uma etnografia do carnaval de São Vicente. Tese de doutoramento. Lisboa: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
Morales, A. (1991). Blocos negros em Salvador: reelaboração cultural e símbolos de baianidade. Caderno CRH, 4, 72-92. https://doi.org/10.9771/ccrh.v4i0.18844
Nagle, J. (2009). The carnival and status reversals: multicultural public spectacles. In Multiculturalism’s double bind. Creating inclusivity, cosmopolitanism and difference (pp. 101-123). Ashgate Publishing, Ltd.
Queiroz, M. I. P. de. (1985). Escolas de samba do Rio de Janeiro ou a domesticação da massa urbana. Cadernos CERU (Centro de Estudos Rurais e Urbanos), (1), 7-35.
Queiroz, M. I. P. de. (1994). A ordem carnavalesca. Tempo Social, 6(1/2), 27-45.
Raphael, A. (1990). From popular culture to microenterprise: The history of brazilian samba schools. Latin American Music Review, 11(1), 73-83. https://doi.org/10.2307/780359
Risério, A. (1995). Carnaval: as cores da mudança. Afro-Ásia, 16, 90-106. https://doi.org/10.9771/1981-1411afro-ásia.v0i16.20848
Scheper-Hughes, N. (1992). Carnaval. The dance against death. In Death without weeping. The violence of everyday life in Brazil (pp. 480-502). Berkeley: University of California Press.
Scher, P. W. (2002). Copyright heritage: preservation, carnival and the state in Trinidad. Anthropological Quarterly, 75(3), 453-484.
Scher, P. W. (2007a). The devil and the bed-wetter. Carnival, memory, national culture, and post-colonial conciousness in Trinidad. Western Folklore, 66(1/2), 107-126.
Scher, P. W. (2007b). When ‘natives’ become tourists of themselves: returning transnationals and the carnival in Trinidad and Tobago. In G. L. Green & P. W. Scher (Eds.), Trinidad carnival. The cultural politics of a transnational festival (pp. 84-101). Bloomington; Indianapolis: Indiana University Press.
Scott, J. C. (1990). Rituals of reversal, carnival and fêtes. In Domination and the arts of resistance. Hidden transcripts (pp. 172-182). New Haven: Yale University Press.
Sheriff, R. E. (1999). The theft of carnaval: national spectacle and racial politics in Rio de Janeiro. Cultural Anthropology, 14(1), 3-28.
Sodré, M. (1998/1979). Samba, o dono do corpo. Rio de Janeiro: Mauad Editora.
Stallybrass, P., & White, A. (1986). The politics and poetics of transgression. Ithaca; New York: Cornell University Press.
Stewart, J. (1986). Patronage and control in the Trinidad carnival. In V. Turner & E. M. Bruner (Eds.), The Anthropology of experience (pp. 289-315). University of Illinois Press.
Turner, V. (1983). Carnaval in Rio: dionysian drama in an industrializing society. In F. E. Manning (Ed.), The celebration of society: perspectives on contemporary cultural performance (pp. 103-124). Bowling Green: Bowling Green University Popular Press.
Turner, V. (1988). The Anthropology of performance. New York: PAJ Publications.
Vale de Almeida, M. (1997). Ser português na Trinidad: etnicidade, subjectividade e poder. Etnográfica, I(1), 9-31.
Vianna, H. (2002/1995). O mistério do samba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor; Editora UFRJ.
Zavitz, A. L. & Allahar, A. L. (2002). Racial politics and cultural identity in Trinidad’s carnival. Identity, 2(2), 125-145. https://doi.org/10.1207/S1532706XID0202_02
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores são titulares dos direitos de autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.