Ativismo Cultural em Miniatura: O Papel das Bonecas no Contexto Queniano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rlec.5772

Palavras-chave:

bonecas, Quénia, colonialismo, mulheres, identidades

Resumo

Este artigo analisa o papel das bonecas na história do Quénia, desde o período anterior à colonização até à época contemporânea. As bonecas, figuras femininas moldadas pelos padrões sociais que ditam o que é ser mulher, são símbolos fortes transmitidos às crianças, refletindo valores culturais e identitários. Nas sociedades pré-coloniais, as bonecas eram companheiras de brincadeiras que preparavam as crianças para os cuidados sociais ou serviam de amuletos de fertilidade, indicando, em particular, às adolescentes a sua responsabilidade pela sobrevivência da comunidade. A colonização provocou o desenraizamento e o fim de muitas tradições. As poucas bonecas que sobreviveram tornaram-se símbolos de resistência à hegemonia cultural britânica e, hoje, podem ser vistas como formas de ativismo mnemónico. Além disso, a chegada da boneca branca às mãos das crianças locais colocou muitas delas num intricado paradoxo: queriam ser vistas como bonitas e dignas de valor segundo os padrões eurocêntricos, mas também desejavam celebrar as suas identidades culturais únicas. Face a esta situação, várias empresárias quenianas criaram bonecas modernas que representam a diversidade do país, embora enfrentem um desafio ao competir num mercado onde a boneca branca é sempre mais barata.

 

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Biografia Autor

Sara Mehrgut, Escuela Internacional de Doctorado, Universidad Nacional de Educación a Distancia, Madrid, Espanha

Sara Mehrgut é uma investigadora espanhola apaixonada pela arte, antropologia cultural e estudos africanos. Atualmente, dirige o Departamento de Línguas da Universidade de Strathmore, em Nairobi, Quénia, e atua como diretora da seção de Antropologia da África na revista ARIES. Formou-se em Belas Artes pela Universidade de Salamanca, onde também recebeu uma bolsa Séneca para estudar na Universidade de Sevilha e uma bolsa Erasmus na Kunsthochschule em Kassel, na Alemanha. Concluiu o mestrado em Filosofia na Universidade de Navarra e está prestes a defender a sua tese de doutoramento em Filosofia, com especialização em Estética e Teoria da Arte, na Universidad Nacional de Educación a Distancia, em que se foca no estudo antropológico de brinquedos, especialmente bonecas, no Quénia.

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Publicado

2024-12-06

Como Citar

Mehrgut, S. (2024). Ativismo Cultural em Miniatura: O Papel das Bonecas no Contexto Queniano. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 11(2), e024016. https://doi.org/10.21814/rlec.5772