O Papel dos Festivais de Cinema na Promoção da Justiça Social: Autoria, Disrupção e Inovação no Festival de Cinema CineMigrante (Buenos Aires, Argentina)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rlec.5709

Palavras-chave:

festivais de cinema sobre migração, cinema, migrações, justiça social, disrupção

Resumo

Este artigo explora os festivais de cinema dedicados à migração como um tema interdisciplinar fértil para investigação e análise a uma escala internacional. O principal objetivo é realizar uma análise aprofundada do CineMigrante, Festival de Cine y Formación en Derechos Humanos (CineMigrante, Festival de Cinema e Formação em Direitos Humanos), que se realiza em Buenos Aires, Argentina, desde 2010. É um estudo de caso valioso para compreender a importância dos festivais de cinema na promoção da justiça social, no incentivo ao envolvimento comunitário e na defesa dos direitos dos migrantes. Os seus métodos pioneiros e a sua influência fazem dele um modelo fundamental para iniciativas semelhantes em todo o mundo. O enquadramento teórico foca no conceito de autoria para destacar como a inovação social está intimamente relacionada com a criatividade e a capacidade disruptiva de um festival de cinema. Foi adotada uma combinação abrangente de metodologias quantitativas e qualitativas, incluindo uma análise formal do conteúdo do catálogo do festival e um estudo detalhado dos elementos estruturais, visuais e elementos visuais auxiliares presentes no site do festival, nas plataformas dos média sociais e nos conteúdos escritos. As variáveis estudadas incluem critérios de curadoria, atividades de programação, interações com os média e organizações da comunidade local, imagem corporativa e estratégias de comunicação. Os resultados indicam que o sucesso social do CineMigrante assenta na sua abordagem disruptiva e inovadora para conquistar audiências, desafiar narrativas e atuar como catalisador de transformação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Lidia Peralta García, Departamento de Información y Comunicación, Facultad de Comunicación y Documentación, Universidad de Granada, Granada, Spain

Lidia Peralta is an Associate Professor at the Faculty of Communication and Documentation, University of Granada, where she teaches audiovisual communication. She was previously affiliated with the Autonomous University of Barcelona and the University of Castille-La Mancha. Her doctoral thesis dealt with the representation of sub-Saharan migrations through Spanish cinema (2000–2011). Her main publications focus on the semiotics of cinema, especially in migration and gender studies.

Lhoussain Simour, Innovation and Digital Entrepreneurship Department, Ecole Supérieure de Technologie, Université Hassan II de Casablanca, Casablanca, Morocco

Lhoussain Simour is an Associate Professor of English and Cultural Studies at Hassan II University of Casablanca (Morocco). He is also a Senior Research Associate at the University of Gibraltar (UK). His research interests span several topics within cultural studies, including colonial discourse analysis, post-colonial Moroccan literature, Moroccan cinema, cultural festivals, travel literature, performance studies, popular music and culture, and media studies.

Referências

Berry, C., & Robinsons, L. (Eds.). (2017). Chinese film festivals: Sites of translation. Palgrave Macmillan.

Con la mirada sobre los desplazados. (2010, September 20). El Argentino. https://cinemigrante.org/ediciones-anteriores/

de Valck, M. (2007). Film festivals: From European geopolitics to global cinephilia. Amsterdam University Press.

de Valck, M. (2013). Film festivals and migration. In D. Iordanova (Ed.), The encyclopedia of global human migration. John Wiley & Sons.

de Valck, M. (2016). What is a film festival? How to study festivals and why you should. In M. de Valck, B. Kredell & S. Loist (Eds.), Film festivals: history, theory, method, praxis (pp.1-11). Routledge.

de Valck, M. (2021). Film festivals: History, theory, method, practice. Routledge.

de Valck, M., & Damiens, A. (Eds.). (2023). Rethinking film festivals in the pandemic era and after. Palgrave McMillan.

Dickson, L.-A. (2014). Film festival and cinema audiences: A study of exhibition practice and audience reception at Glasgow Film Festival [Tese de doutoramento, Universidade de Glasgow]. https://theses.gla.ac.uk/id/eprint/5693

Dovey, L. (2015). Curating Africa in the age of film festivals. Palgrave MacMillan.

Dovey, L. (2023). Decolonized film festival worlds. Palgrave McMillan.

Harbord, J. (2002). Film cultures. Sage.

Iordanova, D., & Rhyne, R. (Eds.). (2009). Film festival yearbook 1: The festival circuit. St. Andrews Film Studies.

Iordanova, D., & Cheung, R. (Eds.). (2010). Film festival yearbook 2: Film festivals and imagined communities. St. Andrews Film Studies.

Iordanova, D., & Cheung, R. (Eds.). (2011). Film festival yearbook 3: Film festival and East Asia. St. Andrews Film Studies.

Iordanova, D., & Torchin, L. (Eds.). (2012). Film festival yearbook 4: Film festivals and activism. St. Andrews Film Studies.

Iordanova, D., & Marlow-Mann (Eds.). (2013). Film festival yearbook 5: Archival film festivals. St. Andrews Film Studies.

Iordanova, D., & Van de Peer, S. (Eds.). (2014). Film festival yearbook 6: Film festivals and the Middle East. St. Andrews Film Studies.

Johnson, R. (2020). A brutal humanism for the new millennium? The legacy of neorealism in contemporary cinema of migration. Journal of Italian Cinema & Media Studies, 8(1), 61–77. https://doi.org/10.1386/jicms_00005_1

Johnson, R. (2022). Film festivals and ideology critique: A method. Cinergie: Il cinema e le Altre Arti, 11(22), 1-24. https://doi.org/10.6092/issn.2280-9481/15276

Liliana Mazure presentó el Anuario de Cine 2010. (2011, July 14). El Cronista. https://www.cronista.com/control-remoto/Liliana-Mazure-presento-el-Anuario-de-Cine-2010-20110714-

Loist, S. (2023). Stopping the flow: Film circulation in the festival ecosystem at a moment of disruption. In M. de Valck & A. Damiens (Eds.), Rethinking film festivals in the pandemic era and after. Palgrave Macmillan Cham.

Morgan, J., & Castle, S. (2024). Arts–research collaboration: Reflections on collaboration as creative method. Qualitative Inquiry, 30(3–4), 291–300. https://doi.org/10.1177/107780042311762

Ozduzen, O. (2020). ‘Cinema as a common activity’: Film audiences, social inclusion, and heterogeneity in Istanbul during the Occupy Gezi. Journal of Language & Politics, 19(5), 1–21. https://doi.org/10.1075/jlp.18071.ozd

Peralta Garcia, L., & Simour, L. (no prelo). Migration film festivals: Social functions, expectations and challenges. Palgrave Macmillan.

Richards, S. J. (2016). The Queer Film Festival: Popcorn and politics. Palgrave McMillan.

Rüling, C.-C., & Pedersen, J. (2010). Film festival research from an organizational studies perspective. Scandinavian Journal of Management, 26, 318–323. https://doi.org/10.1016/j.scaman.2010.06.006

Simmonds, H. A. (2018). Curating the cinematic muse: The role of programming in the film festival experience: The 40th Toronto International Film Festival [Tese de doutoramento, Universidade de Waterloo].

Tascon, S. (2015). Human Rights Film Festivals: Activism in context. Palgrave MacMillan.

Trencsényi, K., & Naumescu, V. (2021). Migrant Cine-Eye: Storytelling in documentary and participatory filmmaking. In K. Nikielska-Sekula & A. Desille (Eds.), Visual methodology in migration studies. Springer.

Vallejo, A. (2020). Rethinking the canon: The role of film festivals in shaping film history. Studies in European Cinema, 17(2), 155–169. https://doi.org/10.1080/17411548.2020.1765631

Vallejo, A., & Winton, E. (Eds.). (2020a). Documentary film festivals vol. 1: Methods, history, politics. Palgrave McMillan.

Vallejo, A., & Winton, E. (Eds.). (2020b). Documentary film festivals vol. 2: Changes, challenges, professional perspectives. Palgrave McMillan.

Yanil, A. (2023, September 10). CineMigrante, un festival que abraza la diversidad y crea un puente multicultural. Nota al Pie. https://www.notaalpie.com.ar/2023/09/18/cinemigrante-festival-caba/

Publicado

2024-11-22

Como Citar

Peralta García, L., & Simour, L. (2024). O Papel dos Festivais de Cinema na Promoção da Justiça Social: Autoria, Disrupção e Inovação no Festival de Cinema CineMigrante (Buenos Aires, Argentina). Revista Lusófona De Estudos Culturais, 11(2), e024014. https://doi.org/10.21814/rlec.5709