A Interculturalidade na Obra Musical de Robert Plant

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rlec.4140

Palavras-chave:

interculturalidade, Robert Plant, mainstream interseccional, comunicação, rock

Resumo

Este ensaio científico analisa e discute o conceito de interculturalidade ao longo da obra do músico Robert Plant, desde o começo da carreira até os dias atuais. Procuramos avançar na constituição do que denominamos “mainstream interseccional” e compreender o local da interculturalidade ao longo dos mais de 40 anos de carreira do cantor. Nosso principal questionamento é: quais os limites musicais de Plant, reconhecido por ser um dos principais roqueiros de todos os tempos e que sempre buscou dialogar com outros gêneros musicais e culturas? Para responder esta e outras questões decorrentes, nosso texto está baseado nos pressupostos teóricos comunicacionais de Muniz Sodré (2006, 2014) e nos preceitos pós-coloniais sobre interculturalidade de Néstor García Canclini (2005) e Homi K. Bhabha (1998/2014). Com base nas análises realizadas da obra de Plant, concluímos que a postura desafiadora de diálogos e atravessamentos do músico permanece até hoje, de forma cíclica e dialética, sendo a estrela-guia do artista, que não se contenta em ser somente mainstream, muito menos um mainstream estático, mas um artista imerso em diálogos culturais e sempre disposto a transpor barreiras mercadológicas.

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Biografias Autor

Fábio Cruz, Centro de Letras e Comunicação, Faculdade de Jornalismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Brasil

Fábio Cruz é doutor em Cultura Midiática e Tecnologias do Imaginário (Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social – Faculdade dos Meios de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil). É professor do curso de bacharelado em Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas. Completou pós-doutoramento em Mídia, Direitos Humanos e Movimentos Sociais pela Universidade de Sevilha, Espanha.

Guilherme Curi, Departamento de Comunicação Social, Faculdade de Jornalismo, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Brasil

Guilherme Curi é doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor substituto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santos. Completou pós-doutoramento, com bolsa de pesquisa Capes/PrInt, e é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2023-06-29

Como Citar

Cruz, F., & Curi, G. (2023). A Interculturalidade na Obra Musical de Robert Plant. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 10(1), 197–211. https://doi.org/10.21814/rlec.4140