Entre a Emergência e a Transformação: Unindo Pontos, Tecendo Laços

Autores

  • Ana Maria Costa e Silva Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Braga, Portugal https://orcid.org/0000-0001-8598-7243
  • Margarida Morgado Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal/Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Castelo Branco, Portugal https://orcid.org/0000-0002-3651-3030
  • Monika Hřebačková Department of Economics and Management, University of Chemistry and Technology in Prague, Praga, República Checa https://orcid.org/0000-0002-0780-9676

DOI:

https://doi.org/10.21814/rlec.3960

Resumo

Pensar as sociedades contemporâneas, particularmente nos últimos 3 anos, inclui necessariamente recorrer às diversas experiências sensoriais: o que observamos, ouvimos, sentimos, fazemos. Vivemos tempos de crise social e contextos de emergência devido à situação pandémica da COVID-19, a nível mundial; um fenómeno extensivo a todos os continentes e populações, que deu visibilidade à força e à fragilidade da globalização, à interdependência geográfica, económica e social de continentes, países, instituições e pessoas. Assistimos chocados ao deflagrar da guerra e à escalada de agressividade não apenas em locais longínquos e noutros continentes, mas suficientemente próximo de onde vivemos para despoletar em nós a reflexão sobre a defesa confiável da liberdade e dos valores europeus. Face às manifestações visíveis no confronto, nas mortes e na guerra verbal e física, na dicotomia entre o ocidente e o oriente, reconhecemos a importância do diálogo e da mediação para a defesa dos direitos humanos e da paz no mundo...

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Biografias Autor

Ana Maria Costa e Silva, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Ana Maria Costa e Silva é doutorada em ciências da educação, professora do Instituto de Educação e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. Os seus interesses de investigação centram-se sobretudo na mediação de conflitos, nas identidades profissionais e nos estudos curriculares. Tem coordenado e participado em diversos projetos nacionais e internacionais financiados no âmbito da formação e investigação em mediação. É autora e coautora de diversas publicações, livros, capítulos e artigos científicos com particular incidência na mediação e nas identidades profissionais.

Margarida Morgado, Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal/Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Castelo Branco, Portugal

Margarida Morgado é doutorada em literatura inglesa pela Universidade de Lisboa. É professora coordenadora de estudos culturais ingleses na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. É investigadora associada de educação intercultural, formação de professores e aprendizagem integrada de conteúdos e língua no Centro de Estudos Ingleses de Tradução e Anglo-Portugueses da Universidade Nova de Lisboa e Universidade do Porto. Possui diversas publicações sob a forma de artigos, capítulos de livros e livros na área da educação intercultural e mediação intercultural e tem participado em muitos projetos de investigação aplicada financiados pela União Europeia.

Monika Hřebačková, Department of Economics and Management, University of Chemistry and Technology in Prague, Praga, República Checa

Monika Hřebačková, doutorada, coordena cursos de língua e de desenvolvimento da competência intercultural e social para alunos de licenciatura e de mestrado da Escola de Negócios da Universidade de Química e Tecnologia de Praga, na República Checa. É especialista nas áreas de competência comunicativa intercultural, inglês para negócios, e colaboração em ambiente global e desenvolvimento de competências comportamentais. Na qualidade de professora convidada já apresentou workshops e seminários na Hungria, Finlândia e no México. Possui experiência alargada na coordenação de projetos, tendo ganho com a sua equipa o prémio de melhor projeto internacional Erasmus+ 2018 no ensino superior. Publica regularmente sobre tópicos de inovação no ensino aprendizagem

Referências

Martins, M. L. (2019). A “crise dos refugiados” na Europa – Entre totalidade e infinito. Comunicação e Sociedade [Special Volume], 21–36. https://doi.org/10.17231/comsoc.0(2019).3058 DOI: https://doi.org/10.17231/comsoc.0(2019).3058

Martins, M. L., Sidoncha, U., & Bandeira, M. (2017). Nota introdutória – Estudos culturais, cidadania e democracia. Revista Lusófona de Estudos Culturais, 4(2), 7–11. https://doi.org/10.21814/rlec.237 DOI: https://doi.org/10.21814/rlec.237

Silva, A. M. C. (2018). O que é mediação? Da conceptualização aos desafios sociais e educativos. In M. A. Flores, A. M. C. Silva, & S. Fernandes (Eds.), Contextos de mediação e de desenvolvimento profissional (pp. 17–34). De Facto Editores. https://hdl.handle.net/1822/62112

Silva, A. M. C., Cabecinhas, R., & Evans, R. (2019). Culturas, memórias, diálogos em construção. Comunicação e Sociedade [Special Volume], 7–11. https://doi.org/10.17231/comsoc.0(2019).3056 DOI: https://doi.org/10.17231/comsoc.0(2019).3056

Publicado

2022-06-29

Como Citar

Silva, A. M. C. e, Morgado, M., & Hřebačková, M. (2022). Entre a Emergência e a Transformação: Unindo Pontos, Tecendo Laços. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 9(1), 7–13. https://doi.org/10.21814/rlec.3960