Desenvolvendo uma teoria repertório - colaboração, raça e género tal como aplicada à política em CTEM
DOI:
https://doi.org/10.21814/rlec.123Palavras-chave:
Género, raça, colaboração, ciência, desigualdadeResumo
Este artigo apresenta a teoria “repertório colaboração, raça e género” (adiante designada como RCRG) problematizando como a tomada de consciência sobre a importância da raça e do género influencia os comportamentos de colaboração e a escolha dos membros das equipas em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (CTEM). Estamos particularmente interessados na aplicação do RCRG no contexto do ensino superior em CTEM, espaço tradicionalmente entendido como lugar privilegiado para iniciativas relacionadas com a diversidade. Utilizando omodelo de capital científico, técnico e humano (CCTH) como ponto de partida, elaborámosa teoria do RCRG, tendo em conta três variáveis essenciais: as normas de colaboração entrecientistas; a dinâmica de intercâmbio social e o desenvolvimento e utilização de sensibilizaçãorelativa a raça e a género. Apesar da existência de muitas teorias que explicam o papel da raça edo género na obtenção de resultados educacionais, profissionais e sociais, poucas têm em contaos aspetos únicos da cultura e das instituições de CTEM, particularmente no que respeita aosmodos de produzir ciência com base na colaboração e no trabalho em equipa - dois elementoscruciais para a produção de conhecimento em CTEM. Afirmamos que uma teoria específica quetenha em consideração o contexto das CTEM pode desencadear mais esforços estratégicos paraalcançar uma diversidade mais significativa, promover a produtividade em CTEM e potenciar ovalor público da ciência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-06-18
Como Citar
Parker, M. A., & Bozeman, B. (2016). Desenvolvendo uma teoria repertório - colaboração, raça e género tal como aplicada à política em CTEM. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 3(2), 161–. https://doi.org/10.21814/rlec.123
Edição
Secção
A ciência e a investigação científica
Licença
Os autores são titulares dos direitos de autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.