Avaliação de programas de pós-graduação: um projeto incompleto
DOI:
https://doi.org/10.21814/rlec.113Palavras-chave:
Avaliação, campo, ciência, pós-graduaçãoResumo
Este artigo discute os critérios de avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil, desconstruindo algumas das suas principais caraterísticas, contradições e ambiguidades. Com base no conceito de campo apresentado por Bourdieu (1997), o autor esclarece a rede de interesses que se estabelecem no campo científico e académico. Nela, além dos próprios investigadores, acabam por estar implicadas as instituições, em particular as de financiamento e apoio à investigação, no quadro das pós-graduações. No final no texto são apresentadas algumas sugestões de melhoria em relação ao sistema atual.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-06-18
Como Citar
Silva, J. M. da. (2016). Avaliação de programas de pós-graduação: um projeto incompleto. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 3(2), 33–. https://doi.org/10.21814/rlec.113
Edição
Secção
A avaliação da ciência e o ensino superior: questões do espaço lusófono
Licença
Os autores são titulares dos direitos de autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.