O PAPEL DAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS CONTRA-HEGEMÔNICAS NA DESCONTRUÇÃO DO DISCURSO COLONIAL

Autores

  • Kyoma Oliveira Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.21814/rlec.57

Palavras-chave:

Pós-colonialismo, música, estudos culturais

Resumo

Os meios de expressão artística de maneira geral são considerados como caminho para se entrar na disputa por significação na conteporaneidade. Nesse artigo serão trabalhadas as produções musicais nas sociedades pós-coloniais, de que maneira a disputa pelo lugar de fala se dá, como os pressupostos estéticos se formam à luz das influências coloniais e qual o poder de capilaridade desses discursos proferidos de forma musicada. Para isso tomarei como exemplo a emergência do Reggae jamaicano na década de sessenta e a trajetória de seu maior representante Bob Marley; o reconhecimento internacional tardio das músicas e da estética forjada pelo multi-instrumentista nigeriano Fela Kuti; além do caso muito particular do Voukoum, movimento cultural com grande destaque para a música, criado e reproduzido na ilha caribenha de Guadalupe, ainda hoje portadora do título de departamento ultramarino francês.

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Publicado

2014-06-17

Como Citar

Oliveira, K. (2014). O PAPEL DAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS CONTRA-HEGEMÔNICAS NA DESCONTRUÇÃO DO DISCURSO COLONIAL. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 2(1), 84–101. https://doi.org/10.21814/rlec.57