Chamada de Trabalhos | Vol. 12, N.º 2 | Arte, Educação e Comunidade | De 14 de março a 16 de maio de 2025

2025-03-14

Editores: Fabiano Assis da Silva (CECS, Universidade do Minho, Portugal), Renata Flaiban Zanete (CEHUM, Universidade do Minho, Portugal) e Sumaya Mattar (Universidade de São Paulo, Brasil)

As desigualdades sociais, as guerras, os fluxos migratórios, as alterações climáticas, as novas tecnologias, em especial, a inteligência artificial, entre outros fatores, têm causado enormes instabilidades, conflitos e inseguranças, nos mais variados grupos sociais e espaços geopolíticos. Neste contexto complexo e perante a iminência de falência de recursos materiais indispensáveis à vida no planeta, urge discutir o papel da arte e/na educação, no fortalecimento de laços humanos, na promoção da empatia e do bem comum. A partir de uma perspetiva crítica, e rejeitando a sua submissão à metrificação de aprendizagens e à lógica competitiva, tecnicista e ultra-especializada, a educação pode ser um espaço de práticas humanistas e emancipatórias.

O presente número temático “Arte, Educação e Comunidade” pretende realçar projetos e práticas que, em contextos educativos formais e não formais priorizem o sentido de comunidade e pertencimento com e através das artes.

Quando a arte consegue romper, nos territórios educativos, a lógica reprodutivista e bancária (Freire, 1987), abre-se espaço para o trabalho colaborativo pautado em por uma ética da solidariedade, pela liberdade de expressão e pelo desenvolvimento de potencialidades criativas e transformadoras, incluindo a imaginação de outros mundos possíveis.

Este número recebe propostas de artigos, recensões ou entrevistas, relacionados com o tema principal desta chamada, nos segmentos abaixo anunciados, ou outros que os autores e as autoras acreditem ser pertinentes à proposta de publicação.

Tópicos de interesse:

  • Decoloniadade e contracolonialidade na arte e na educação;
  • Arte, educação, identidades e interseccionalidades;
  • Teatro e investigação-ação na educação;
  • Práticas artísticas comunitárias e colaborativas;
  • Desafios do ensino de arte no território escolar;
  • Práticas artísticas e pedagógicas em espaços não formais de educação, tais como hospitais, prisões, instituições de acolhimento de famílias ou indivíduos, campos de refugiados, projetos sociais, entre outros;
  • Interculturalidade e multiculturalidade na arte e educação;
  • Ativismos e ações culturais, artísticas e pedagógicas democráticas e emancipatórias;
  • Arte, educação, ecocrítica e consciência planetária;
  • Arte e sentido de comunidade na formação docente e na práxis educativa;
  • Arte, educação e novas tecnologias;
  • Arte comunitária, educação e processos de cocriação.

Referências

Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido. Paz e Terra.

 

Período de submissão de propostas (manuscrito completo): de 14 de março a 16 de maio de 2025

 

LÍNGUA

Os artigos podem ser submetidos em inglês ou português. Os artigos selecionados para publicação serão traduzidos para português ou inglês, respetivamente, devendo ser publicados integralmente nos dois idiomas.

EDIÇÃO E SUBMISSÃO

A Revista Lusófona de Estudos Culturais é uma revista académica de acesso livre, funcionando de acordo com exigentes padrões do sistema de revisão de pares e opera num processo de dupla revisão cega. Cada trabalho submetido será distribuído a dois revisores previamente convidados a avaliá-lo, de acordo com a qualidade académica, originalidade e relevância para os objetivos e âmbito da temática desta edição da revista.

Os originais deverão ser submetidos através do site da revista (https://www.rlec.pt/). Se está a aceder à Revista Lusófona de Estudos Culturais pela primeira vez, deve registar-se para poder submeter o seu artigo (registe-se aqui).

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