Chamada de Trabalhos | Vol. 8, nº 2 | Inclusão das pessoas com deficiência. Políticas, práticas, investigação e narrativas

2021-02-17

Editores: Carlos Veloso da Veiga (CECS, Universidade do Minho, Portugal), Luísa Fernandes (CECS, Universidade do Minho, Portugal) & Miguel Ángel Verdugo (Universidade de Salamanca, Espanha)

 

A deficiência é inerente à própria condição humana, desde sempre presente nas comunidades humanas, manifestando-se de formas diferenciadas ao longo do tempo e nos vários tempos e espaços da vida social, como historicamente tem sido amplamente demonstrado. A forma como a deficiência tem sido representada, incluindo pelas próprias pessoas com deficiência, tem impacto sobre a sua vida e no modo como são socialmente consideradas.

As razões para a organização deste número da Revista Lusófona de Estudos Culturais/Lusophone Journal of Cultural Studies encontram-se expostas na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Objetivamente, pretende-se contribuir para melhorar a consciência social sobre a deficiência; remover barreiras físicas e comportamentais; combater estereótipos e preconceitos. Ou seja, promover os direitos humanos das pessoas com deficiência, contribuindo para eliminar a discriminação e as desigualdades de participação e de acesso às oportunidades de vida e de qualidade de vida e, consequentemente, apoiar a sua plena inclusão social.

Na atualidade, indiscutivelmente, a afirmação da plena inclusão das pessoas com deficiência está no cerne das políticas internacionais, nacionais, regionais e locais, as quais vão compartilhando pontos de vista teóricos. Contudo, tais políticas carecem de novas abordagens e conhecimentos que permitam avançar na concretização desses objetivos. Assim, pretende-se, contribuir para orientar as políticas e as práticas de reabilitação e inclusão, daqueles que as pensam e executam.

Esperamos que investigadores da temática da deficiência se envolvam na produção deste número da revista. Queremos contribuir para o debate no espaço lusófono e fora dele; abrir novos caminhos para alavancar os estudos sobre deficiência; captar e encorajar os leitores a investirem na compreensão da deficiência, promovendo o conhecimento científico e o debate numa área temática tão carente quanto socialmente importante; disseminar conhecimento entre políticos, profissionais e investigadores.

Aceitam-se contributos de várias proveniências em temáticas, tais como:

  • inclusão social, familiar, educacional e profissional;
  • vida independente e qualidade de vida;
  • barreiras, violência e discriminação;
  • representações sociais, políticas e culturais;
  • análise de políticas públicas e práticas organizacionais;
  • emprego e formação;
  • direitos humanos e deficiência;
  • a deficiência nos média;
  • análise e crítica dos modelos teóricos da deficiência;
  • influências e expectativas das pessoas com deficiência.

 

 

DATAS IMPORTANTES

Data-limite de submissão: 17 de junho de 2021
Notificação das decisões de aceitação: 26 de julho de 2021
Data limite para envio da versão final traduzida: 30 de setembro de 2021
Data de publicação da revista: dezembro de 2021

LÍNGUA

Os artigos podem ser submetidos em Português ou Inglês. Findo o processo de revisão por pares, os autores dos artigos selecionados para publicação deverão assegurar a tradução do seu artigo para Português ou Inglês, respetivamente, cabendo aos editores a decisão final sobre a publicação do mesmo.

EDIÇÃO E SUBMISSÃO

Revista Lusófona de Estudos Culturais /Lusophone Journal of Cultural Studies é uma revista académica de acesso livre, funcionando de acordo com exigentes padrões do sistema de revisão de pares e opera num processo de dupla revisão cega. Cada trabalho submetido será distribuído a dois revisores previamente convidados a avaliá-lo, de acordo com a qualidade académica, originalidade e relevância para os objetivos e âmbito da temática desta edição da revista.

Os originais deverão ser submetidos através do site da revista (https://www.rlec.pt/). Se está a aceder à Revista Lusófona de Estudos Culturais /Lusophone Journal of Cultural Studies pela primeira vez, deve registar-se para poder submeter o seu artigo (registe-se aqui).

O guia para os autores pode ser consultado aqui.

Para mais informações, contactar: rlec@ics.uminho.pt