Chamada de Trabalhos | Vol. 8, nº 2 | Inclusão das pessoas com deficiência. Políticas, práticas, investigação e narrativas | Encerrada
Editores: Carlos Veloso da Veiga (CECS, Universidade do Minho, Portugal), Luísa Fernandes (CECS, Universidade do Minho, Portugal) & Miguel Ángel Verdugo (Universidade de Salamanca, Espanha)
A deficiência é inerente à própria condição humana, desde sempre presente nas comunidades humanas, manifestando-se de formas diferenciadas ao longo do tempo e nos vários tempos e espaços da vida social, como historicamente tem sido amplamente demonstrado. A forma como a deficiência tem sido representada, incluindo pelas próprias pessoas com deficiência, tem impacto sobre a sua vida e no modo como são socialmente consideradas.
As razões para a organização deste número da Revista Lusófona de Estudos Culturais/Lusophone Journal of Cultural Studies encontram-se expostas na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Objetivamente, pretende-se contribuir para melhorar a consciência social sobre a deficiência; remover barreiras físicas e comportamentais; combater estereótipos e preconceitos. Ou seja, promover os direitos humanos das pessoas com deficiência, contribuindo para eliminar a discriminação e as desigualdades de participação e de acesso às oportunidades de vida e de qualidade de vida e, consequentemente, apoiar a sua plena inclusão social.
Na atualidade, indiscutivelmente, a afirmação da plena inclusão das pessoas com deficiência está no cerne das políticas internacionais, nacionais, regionais e locais, as quais vão compartilhando pontos de vista teóricos. Contudo, tais políticas carecem de novas abordagens e conhecimentos que permitam avançar na concretização desses objetivos. Assim, pretende-se, contribuir para orientar as políticas e as práticas de reabilitação e inclusão, daqueles que as pensam e executam.
Esperamos que investigadores da temática da deficiência se envolvam na produção deste número da revista. Queremos contribuir para o debate no espaço lusófono e fora dele; abrir novos caminhos para alavancar os estudos sobre deficiência; captar e encorajar os leitores a investirem na compreensão da deficiência, promovendo o conhecimento científico e o debate numa área temática tão carente quanto socialmente importante; disseminar conhecimento entre políticos, profissionais e investigadores.
Aceitam-se contributos de várias proveniências em temáticas, tais como:
- inclusão social, familiar, educacional e profissional;
- vida independente e qualidade de vida;
- barreiras, violência e discriminação;
- representações sociais, políticas e culturais;
- análise de políticas públicas e práticas organizacionais;
- emprego e formação;
- direitos humanos e deficiência;
- a deficiência nos média;
- análise e crítica dos modelos teóricos da deficiência;
- influências e expectativas das pessoas com deficiência.
DATAS IMPORTANTES
Data-limite de submissão: 17 de junho de 2021
Notificação das decisões de aceitação: 26 de julho de 2021
Data limite para envio da versão final traduzida: 30 de setembro de 2021
Data de publicação da revista: dezembro de 2021
LÍNGUA
Os artigos podem ser submetidos em Português ou Inglês. Findo o processo de revisão por pares, os autores dos artigos selecionados para publicação deverão assegurar a tradução do seu artigo para Português ou Inglês, respetivamente, cabendo aos editores a decisão final sobre a publicação do mesmo.
EDIÇÃO E SUBMISSÃO
A Revista Lusófona de Estudos Culturais /Lusophone Journal of Cultural Studies é uma revista académica de acesso livre, funcionando de acordo com exigentes padrões do sistema de revisão de pares e opera num processo de dupla revisão cega. Cada trabalho submetido será distribuído a dois revisores previamente convidados a avaliá-lo, de acordo com a qualidade académica, originalidade e relevância para os objetivos e âmbito da temática desta edição da revista.
Os originais deverão ser submetidos através do site da revista (https://www.rlec.pt/). Se está a aceder à Revista Lusófona de Estudos Culturais /Lusophone Journal of Cultural Studies pela primeira vez, deve registar-se para poder submeter o seu artigo (registe-se aqui).
O guia para os autores pode ser consultado aqui.
Para mais informações, contactar: rlec@ics.uminho.pt