Entre a crise da dialética e a dialética da crise

Autores

  • Alexandre B. Weffort Escola de Música do Conservatório Nacional/ Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho (CECS/UM)

DOI:

https://doi.org/10.21814/rlec.203

Palavras-chave:

Crise, cultura, dialética

Resumo

O conteúdo deste texto está estruturado em três passos. No primeiro, assume parcialmente a forma de recensão do livro de Moisés de Lemos Martins Crise no Castelo da Cultura. Das Estrelas para os Ecrãs. O caráter parcial da recensão resulta do enfoque dado por mim ao tema da dialética, que surge no livro em apreço inserido numa análise alargada da transformação da cultura contemporânea, da sua subordinação aos processos mediáticos e aos ambientes tecnológicos do nosso tempo. No segundo passo, sublinhando passagens da argumentação exposta, questiono algumas das conclusões propostas pelo autor. No terceiro, no quadro daquele questionamento, apresento algumas propostas e ensaio um primeiro momento de síntese.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Weffort, A. B. (2018). Entre a crise da dialética e a dialética da crise. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 4(1), 385–. https://doi.org/10.21814/rlec.203