Selfies de vítimas: imagem e autenticidade em postagens de redes sociais

Autores

  • Angie Gomes Biondi Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21814/rlec.180

Palavras-chave:

Autenticidade, imagem, redes sociais, vítima

Resumo

Este texto procura refletir sobre a exposição crescente que o autorretrato, nomeadamente, as selfies, de pessoas que se enunciam vítimas têm adquirido em sites de redes sociais. As vítimas de violência se declaram e se apresentam em fotografias que expõem situações marcadas pela dor e sofrimento. Pensadas como gesto que configura uma forma de relato de si, estes materiais indicam os aspectos que participam do processo de visibilidade no contexto on-line. Deste modo, dois pontos se destacam no exame deste material: a) funcionam como recurso à afirmação da autenticidade como um dos índices culturais da moral que define o que seria aceitável à declaração daquele que se diz vítima; b) promovem formas de interação afetiva com os demais usuários. O exercício de análise privilegia exemplares recentes veiculados através de uma hashtag de campanha, pelo Instagram.

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

Biondi, A. G. (2017). Selfies de vítimas: imagem e autenticidade em postagens de redes sociais. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 4(1), 103–. https://doi.org/10.21814/rlec.180