De cidade maravilhosa à cidade olímpica: a imagem do Rio de Janeiro como destino turístico

Maria Alice de Faria Nogueira, Luiz Flavio La Luna Di Cola

Resumo


Tradicionalmente chamada “Cidade Maravilhosa”, o Rio foi recentemente posto em destaque pelos Jogos Olímpicos quando uma nova imagem da cidade, a “Cidade Olímpica”, foi midiatizada em escala global. Para a tarefa de refletir sobre a transformação da imagem do Rio de Janeiro de “Cidade Maravilhosa” em “Cidade Olímpica”, esse artigo foi buscar nas Ciências Sociais, em especial nos trabalhos do sociólogo John Urry, entre outros autores das áreas do turismo e das mobilidades, o repertório teórico fundamental para tratar dos conceitos de “olhar do turista” e de “destino turístico”, abordados na primeira parte do artigo e que serviram como base para uma análise comparativa entre cartazes publicitários da indústria do turismo, criados entre as décadas de 1910 e 1970, e as cenas da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Palavras-chave


Cidade maravilhosa; cidade olímpica; destino turístico; imagem da cidade; Rio 2016

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.