Chamada de trabalhos | Vol. 5, nº 1 | Texturas sonoras: o lado acústico da cultura


Chamada de Trabalhos

É consensual a ideia de que a cultura contemporânea se define pela hegemonia da imagem e por um regime de visualidade que atravessa praticamente todas as extensões da vida. No entanto, a experiência do mundo é também profundamente sonora. Tanto do ponto de vista percetivo como do ponto de vista social e cultural, o som é fonte de informação, funcionando ao mesmo tempo como uma linguagem produtora de significados. Na sua dimensão física, o som é reverberação e vibração, tem frequência e intensidade. Na sua dimensão simbólica, o som é também emoção e relação, tem valor rememorativo e qualidades expressivas. Embora o desenvolvimento das tecnologias de comunicação tenha acentuado a componente visual da significação, as práticas sociais inscrevem-se em ambientes e paisagens sonoras que também configuram modos de sentir e de fazer comunidade.

Introduzido em 1996 pelo antropólogo Steven Feld, o termo “acustemologia” sugere que o som tem valor epistemológico, correspondendo a um modo sónico de conhecer e estar no mundo. Sendo, portanto, um veículo de orientação no espaço físico como no espaço social, as manifestações sonoras criam, por outro lado, vínculos afetivos e produzem sensações, definem identidades e conferem textura emotiva às dinâmicas culturais.

Este volume da Revista Lusófona de Estudos Culturais tem como objetivo refletir sobre a experiência sonora e o poder expressivo do som. A relação das linguagens sonoras com a identidade e a memória, a complementaridade entre imagem e som, a força imaginativa do som, as sonoridades específicas de diferentes culturas – como os sotaques e a música, a produção estética do som e o papel da rádio na promoção de uma cultura do ouvir são alguns dos temas que esta edição acolherá na exploração do lado acústico da cultura.  

Valorizando uma abordagem centrada na expressão sonora, os seguintes tópicos de análise podem ter enquadramento neste volume:

- Música e cultura: semiótica da música, musicologia, etnomusicologia, antropologia da música;

- Turismo sonoro: sonoridades dos espaços turísticos, paisagens sonoras, os sons das cidades, mapas sonoros;

- Arte sonora: som e estética, museologia sonora, poesia sonora, instalações sonoras, efeitos sonoros;

- Som e memória: história oral, capacidade imaginativa do som, sons em risco de desaparecer, som e emoção;

- Arquitetura e som: configurações sonoras dos espaços, ambiente sonoro, ergonomia acústica, som e decoração;

- Literacia sonora: cultura do ouvir, som e pedagogia, som e cognição, modos de escutar;

- Rádio e som: linguagem radiofónica, recursos expressivos, rádio e história sonora, narrativa sonora;

- Cinema e som: sonoplastia, som e ação, banda sonora, funções narrativas do som;

- Marketing sonoro: o som das marcas, publicidade e som, logotipos áudio, vozes e identidades sonoras dos produtos;

- Som e internet: novos formatos sonoros, redes sociais e som, podcasts, som e hipertextualidade.

 

DATAS IMPORTANTES

Data-limite de submissão: 30 de novembro de 2017

Notificação das decisões de aceitação: 31 de janeiro de 2018

Data de publicação da revista: junho de 2018

 

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Os artigos podem ser submetidos em Inglês ou Português. Findo o processo de revisão por pares, os autores dos artigos selecionados deverão assegurar a tradução do respetivo artigo, cabendo aos editores a decisão final sobre a publicação do mesmo.

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